Confira os 31 Deputados Federais da Bancada Gaúcha

Após a totalização dos votos válidos, os gaúchos conheceram os parlamentares que os representarão na Câmara dos Deputados e uma das vagas do Senado, a partir de 2023. Na única vaga em disputa para o Senado, o atual vice-presidente da República, Hamilton Mourão venceu a disputa contra o ex-governador gaúcho Olívio Dutra e a ex-senadora Ana Amélia Lemos.

Para Deputado Federal pelo RS, o mais votado foi o Tenente-Coronel Zucco, do Republicanos, deputado estadual na atual legislatura, seguido dos reeleitos Marcel Van Hattem (Novo), Paulo Pimenta (PT), Fernanda Melchionna (PSOL), Giovani Cherini (PL) e Maria do Rosário (PT). A grande surpresa entre os campeões é o vereador caxiense Mauricio Marcon (Podemos), com 140.634 votos. Eleito pelo Novo, em 2020, trocou de legenda partidária para concorrer pela segunda vez à Câmara Federal, e conquistou o objetivo.

Pela Federação Brasil da Esperança (PT-PCdoB-PV), reelegeram-se, além de Pimenta e Rosário, Dionilso Marcon e Elvino Bohn Gass. Estrearão no Congresso, por sua vez, Alexandre Lindenmeyer, ex-deputado estadual e duas vezes prefeito de Rio Grande, a vereadora caxiense, por quatro mandatos, Denise Pessôa, e a jovem vereadora porto-alegrense Daiana Santos (PCdoB). Ainda no campo da esquerda, seguirão nos exercícios Fernanda Melchionna (PSOL) e Heitor Schuch (PSB).

No lado oposto, o PL manterá, além de Cherini, Marlon Santos, Ubiratan Sanderson e Marcelo Moraes; o Progressistas, Pedro Westphalen, Afonso Hamm e Covatti Filho; o Republicanos, além de Zucco, reconduz Carlos Gomes e elege a deputada estadual Franciane Bayer para o mandato federal. Para a quarta legislatura, o União Brasil elegeu o ex-prefeito canoense Luis Carlos Busato (que volta à Brasilia para seu quarto mandato) e o PSD, Danrlei de Deus, multicampeão como goleiro do Grêmio e, recentemente, secretário de Esportes em Porto Alegre. Marcel Van Hattem, do Novo, segue para sua terceira eleição seguida (a segunda federal).

Pelo PDT, continuarão deputados federais Pompeo de Mattos e Afonso Motta. O MDB, mantém Alceu Moreira, Osmar Terra e Márcio Biolchi. A Federação PSDB-Cidadania, além de Lucas Redecker e Daniel Trzeciak, apresenta Any Ortiz, combativa deputada estadual, como novidade para a próxima bancada federal tucana do RS.

Haverá a renovação de mais de 20% dos nomes e alguns que tentavam a reeleição, como Bibo Nunes (PL) e Ronaldo Nogueira (Republicanos), ou o retorno, como os ex-prefeitos porto-alegrenses José Fortunati (União Brasil) e Nelson Marchezan Jr. (PSDB), ficarão na suplência e, caso não ocorram nomeações de deputados federais eleitos para algum cargo em nível federal ou estadual, não cumprirão mandatos, entre 2023 e 2026, em Brasília.

spot_img
Ney Junior
Ney Juniorhttps://realnews.com.br
Jornalista, apaixonado por Futebol, Música e Cultura

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img