O programa Conecta+ @Canoas avançou mais um passo decisivo com a realização das formações presenciais para professores dos 6º anos da rede municipal de ensino. O último encontro ocorreu nesta quinta-feira (14), no Auditório Sady Schivitz, nos turnos da manhã e da tarde, reunindo educadores que integram a primeira fase de implementação da plataforma educacional desenvolvida pelo Serpro.
A ação marca o encerramento do ciclo preparatório iniciado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em julho, com o objetivo de capacitar todos os profissionais envolvidos para o uso pedagógico da nova tecnologia em sala de aula.
“Depois de hoje, os professores já estão habilitados para usar o programa, que foi feito com bastante cuidado, com aplicativos que eles já conhecem e que podem aumentar o interesse dos alunos”, afirmou Mariáh da Luz, chefe da Unidade de Tecnologia e Inovação da SME.
A expectativa positiva também foi reforçada pela professora Sheila Ost, da EMEF Duque de Caxias: “Tenho certeza de que ele veio para agregar de forma muito positiva à parte pedagógica e tecnológica da escola. Os alunos terão acesso ao pacote Office completo e a uma internet de alta velocidade”.
Já a professora Tatiana Dalmoro destacou o impacto para as novas gerações. “Veio para facilitar o acesso das crianças, que já pertencem a uma nova geração. A tecnologia é muito importante para eles, e para nós, professores, também é essencial incluí-los nessa realidade”, afirmou.
Além dos docentes, os estudantes também passarão por capacitação. Glaucia Joaham, professora e integrante da Unidade de Tecnologia e Inovação, explicou: “o projeto é desenvolvido por etapas. Cada escola receberá uma equipe para auxiliar nesse processo, e os alunos também terão sua formação no Conecta+”.

Alcance e próximos passos
No segundo semestre, o Conecta+ @Canoas beneficiará 9.800 estudantes de 44 escolas municipais, com foco nos alunos dos 4º, 5º e 6º anos. A plataforma personalizada busca apoiar o ensino, fortalecer a aprendizagem e melhorar indicadores como o SAERS e o SAEB.
Desde o início do programa, em 15 de julho, cerca de 700 professores já foram capacitados. As primeiras formações ocorreram na sede da SME, e nos dias 5 e 6 de agosto, o foco foi nos docentes dos 4º e 5º anos e professores de TICs.
Com a conclusão desta primeira fase, a plataforma será oficialmente implementada nas escolas ainda neste semestre. Em 2026, começa a segunda etapa, quando os estudantes também terão acesso remoto à plataforma a partir de casa.
Mais do que um investimento em tecnologia, o Conecta+ @Canoas é uma aposta na equidade, no desempenho escolar e na preparação dos alunos para os desafios do presente e do futuro.
Fotos: Bruna Ourique