Condenados por tráfico de drogas: detalhes do caso que chocou Curitibanos

A cidade de Curitibanos, na Serra Catarinense, foi palco de um julgamento que chamou a atenção da população local. Dois homens foram condenados por tráfico de drogas, após terem sido flagrados transportando 150 quilos de maconha em dois veículos. A operação que resultou na prisão dos acusados foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal, em agosto do ano passado, após uma perseguição que terminou no bairro Getúlio Vargas.

O transporte de drogas é considerado crime hediondo e, por isso, os réus foram condenados a quase 17 anos de reclusão, em regime fechado. A sentença foi dada pela Vara Criminal da comarca de Curitibanos e foi unânime. A condenação se baseou no artigo 33, caput, da Lei 11.343/2006 – a Lei de Drogas.

De acordo com a denúncia, os acusados agiam em conjunto e se conheciam. Enquanto um dos réus fazia o transporte dos entorpecentes em um dos veículos, o outro prestava auxílio na função típica de batedor, ou seja, além de possivelmente guiar o carro que transportava a droga, fazia a segurança da operação. A quantidade de drogas encontrada pela polícia era grande e estava dividida em quatro fardos grandes e outros tabletes menores.

O caso chocou a cidade de Curitibanos, que não está acostumada com esse tipo de crime. A polícia destacou que a operação foi resultado de uma checagem de rotina e que a perseguição aos veículos só foi iniciada após eles terem desobedecido a ordem de parada.

A condenação dos réus foi vista como uma vitória pelas autoridades e pela população, que reforçou a importância de combater o tráfico de drogas na cidade. Ainda assim, o caso levantou questões sobre a facilidade com que as drogas são transportadas pelo país e sobre as condições em que os presos são mantidos no sistema carcerário.

 

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img