spot_img
spot_img

COM A FORÇA DO COMÉRCIO LOCAL AS COMUNIDADES TÊM ESTIMULADO EMPREENDEDORISMO

Em nossa cidade e na maioria das cidades Brasil afora, os centros comerciais têm sido criados e se multiplicado nos bairros e comunidades. Muitos desses microempreendedores têm gerado seus recursos e sustentando suas famílias nas mais variadas áreas do comércio local. Um verdadeiro “centrinho” em nossos bairros são referências para os moradores, inúmeras lojas de vestuário, estéticas, barbearias, ferragens, padarias etc…, tem de tudo. A exemplo dos bairros Guajuviras, Rio Branco, Niterói e Mathias Velhos, são bairros com com seus centros de comércio e com significativa economia local, com exceção do Guajuviras todos possuem redes bancárias e postos de gasolina, por exemplo. 

O comércio local cria oportunidades e gera riquezas, valoriza o empreendedor, microempresário e estimula a comunidade, gera distribuição de renda e faz com que os moradores criem uma rede de cooperação econômica, muitas vezes fazendo o dinheiro girar na própria comunidade transformando vidas. Os comércios locais não são recentes,  em alguns lugares geram até mesmo moeda local, é o caso de algumas comunidades como  favela de Paraisópolis, a maior de São Paulo (segundo o censo de 2010 do IBGE), possuí um banco e uma moeda própria administrados por seus moradores, isso já em 2018 (https://www.bbc.com/portuguese/brasil-43954042 ). Em outro caso mais visado e antigo a “Cidade de Deus”, favela da zona oeste do Rio, ganhou sua moeda própria, que homenageia em suas cédulas moradores ilustres da comunidade, desde 2011, https://veja.abril.com.br/brasil/favela-do-rio-ganha-moeda-propria/.

Em canoas, assim como em outras cidades da região metropolitana, cada vez mais o centro das cidades estão distribuídos, descentralizando (trocadilho oportuno!) o comércio e criando várias oportunidades. Na grande comunidade do Guajuviras, nossa gente aprendeu desde cedo a se organizar e criar opções dentro de seus limites, herança do período da invasão onde os moradores tiveram que ter armazéns, ferragens e serviços básicos para poder manter os cuidados de seus filhos e garantir a moradia sem se afastar do local. Muitos desses comércios pré e pós-invasão estão até hoje em funcionamento ou progrediram e se tornaram referência no bairro. 

Recentemente um dos empreendimentos mais vistos no bairro são as barbearias, que disputam espaços com os tradicionais salão de beleza e lojas de vestuário. Há mais de 10 anos atuando, Marcio Gilberto Bartz Filho (36 anos), é proprietário da BARTZ BARBEARIA, no Guajuviras, com clientes fiéis, o empreendimento é referência no bairro.

Para o barbeiro, trabalhar e focar no seu próprio negócio permitiu garantir seus recursos, sustentar sua família. “É bom trabalhar aqui, estou perto de casa, faço o que gosto, convivo com meus amigos e clientes”, relatou.
Marcio Gilberto Bartz Filho, Proprietário da Barbearia Bartz, no Guajuviras.

Mesmo com outras barbearias espalhadas pelo Guajuviras o empreendedor garante que há clientes e oportunidades para todos. Em outros locais o comércio é igualmente pujante, no bairro Mathias Velho, por exemplo, a Av. Rio Grande do Sul é um centro próspero de economia do início ao fim, com mais movimentação econômica que muitas cidades do Estado, até mesmo da região metropolitana. Cabe a gestão pública incentivar e garantir as condições básicas, como infra estrutura, pavimentação, calçadas com acesso universal, segurança e iluminação adequada, entre outras cosias, para criar um ambiente atrativo para o consumidor e novos postulantes a empresários. Olhar e investir nos empreendedores locais é sobretudo inteligência de gestão e algo cada vez mais importante para todos. 

Essência  


  CONTRASTES E MICHELLE NAS CONVENÇÕES 

As convenções das candidaturas dos dois principais candidatos ao comando do Planalto tiveram seus contrastes evidentes. Na cerimônia do ex-presidente Lula, sua ausência foi a melhor forma de não constranger partidários de assistir Lula e Alckmin de braços dados, o que seria embaraçoso para todos os militantes do trincado e inseguro PT. 

Já na celebração do atual Presidente Jair Bolsonaro além do mar de gente acompanhou presencialmente e online a confirmação do candidato à reeleição, quem de fato roubou a cena foi a primeira dama Michelle, que surpreendeu a todos com uma desenvoltura em seu discurso político. Parece que uma Michelle articulada, não é exclusividade do ex-presidente americano, resta saber se seus discursos terão o mesmo vigor e independência até o pleito. 

Imagem Web: Primeira Dama, Michelle Bolsonaro, faz discurso e empolga simpatizantes do atual Presidente.

SEGURANÇA PÚBLICA 

As recentes operações da segurança pública, em relação ao crime organizado no Estado tem resultados positivos, o crime organizado principalmente o vinculado com tráfico de drogas, tem assistido cada vez mais apreensões e prisões de seus vassalos. A polícia atua com inteligência e agilidade, são quase semanais as notícias de grandes apreensões, prisões e desmantelamentos de quadrilhas de criminosos. É inegável a evolução das operações das polícias, que vem desenvolvendo um trabalho de qualidade crescente no RS, mesmo com tráfico e crimes vinculados sendo uma realidade, as autoridades nos últimos anos tem respondido com força e resultados. 

PONTO PARA A PREFEITURA

Uma das atividades mais importantes do serviço público, pouco valorizada ou vista pela gestão e moradores, são os serviços urbanos e limpeza pública, a prefeitura tem feito um bom serviço em relação a limpeza de áreas abandonadas, o serviço de recolhimento de lixo igualmente tem uma regularidade satisfatória. Ponto para a prefeitura, que finalmente está agindo com maior objetividade pelo menos nessa área, não deixando mais acumular os serviços. 

Foto Web: Equipe de Limpeza publica tem trabalhado com maior agilidade.

Agilidade e objetividade nas ações, é isso que a comunidade espera para todos os serviços públicos, e não cerimônias excessivas. Parabéns aos envolvidos.     

 

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img