A cidade de Kwinana, na Austrália, está testando uma solução que permite diminuir as descargas de lixo dos sistemas de drenagem: a instalação de redes nas saídas dos canos que prendem o lixo, impedindo-o de sair do tubo.
O sistema foi montado em março, em duas localizações da reserva de Henley, próxima de zonas residenciais. Pretende prevenir que resíduos sólidos, de dimensões médias, oriundos das zonas residenciais e transportados pelas águas das chuvas acabem por contaminar a reserva natural.
Desde aí, as duas redes foram limpas três vezes. Foi recolhido um total de 370 quilogramas de lixo, maioritariamente embalagens de comida, garrafas, areia e folhas de árvores. O lixo recolhido por caminhões é transportado para uma central de separação que também processa os resíduos biodegradáveis, transformando-os em adubo.
Até à data, nenhum animal ficou preso nas redes, que tiveram um custo total, da instalação à manutenção, de 20 mil euros. Espera-se que a iniciativa poupe custos relacionados com a recolha do lixo espalhado na reserva, que antes era feita à mão.