A chuva retornou ao estado do Rio Grande do Sul e promete marcar presença ao longo de toda a semana, segundo previsões de meteorologistas. Após um fim de semana ensolarado e com temperaturas acima dos 30ºC em várias regiões, a instabilidade climática fez sua aparição em diversos pontos da metade sul do território gaúcho no domingo, 17 de setembro, e se espalhou pelo estado nas primeiras horas da segunda-feira, 18 de setembro.
De acordo com a Climatempo, a circulação de ventos favoreceu a formação de nuvens carregadas sobre a Fronteira Oeste, a Campanha e o Sul do RS já a partir da noite de domingo. As pancadas de chuva, entretanto, foram isoladas e não acumularam grandes volumes de água.
A situação meteorológica se agravou nas primeiras horas da segunda-feira, após a passagem de uma frente fria pelo litoral gaúcho. Alertas emitidos pela Defesa Civil estadual e pelo Instituto Nacional de Meteorologia colocaram praticamente todo o Sul, a Campanha e boa parte da Fronteira Oeste sob risco de chuvas intensas, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento até a tarde do mesmo dia.
Municípios da Fronteira Oeste, como Alegrete e Barra do Quaraí, podem registrar mais de 70 milímetros de chuva apenas durante esta segunda-feira. Na Campanha, a expectativa é de que Bagé acumule cerca de 54 milímetros. Nas Regiões Metropolitana e Norte do estado, as pancadas de chuva deverão ser de menor intensidade. No entanto, a instabilidade persistirá ao longo da semana.
Para terça-feira, 19 de setembro, a Climatempo prevê que o estado continuará sob a influência de uma área de alta pressão sobre o Oceano Atlântico, atuando paralelamente a uma área de baixa pressão sobre o Paraguai. Isso resultará em chuvas moderadas a fortes nas regiões Central e da Fronteira Oeste, enquanto a Região Metropolitana continuará com pancadas de chuva mais fracas.
No feriado de 20 de setembro, a instabilidade persistirá em todas as regiões, porém, com pancadas de chuva de menor intensidade em todo o território gaúcho, com acumulados previstos de até 20 milímetros. No Vale do Taquari, que foi fortemente afetado pelas enchentes de setembro, espera-se um acumulado de cerca de 75 milímetros até a quarta-feira, representando cerca de 40% da média histórica para o mês.
Já na quinta-feira, 21 de setembro, uma nova frente fria deverá se formar, trazendo mais chuvas para todas as regiões do RS, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre.
A Climatempo também destaca que, devido à atuação de um bloqueio atmosférico, as frentes frias terão dificuldade em deixar o território gaúcho. Enquanto isso, outros estados brasileiros enfrentarão um período de calor intenso e tempo ensolarado. Em áreas como o interior de Santa Catarina e o Paraná, a onda de calor será especialmente intensa, com os dias mais quentes previstos para o próximo fim de semana.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas não atingirão os patamares registrados no último fim de semana. Em Porto Alegre, onde a média histórica de temperaturas máximas para setembro é de 22,8ºC, a temperatura pode chegar a 29ºC na quarta-feira. Já no Norte do estado e em algumas áreas da Serra, as temperaturas tendem a superar os 30ºC ainda nesta segunda-feira.
O acumulado de chuvas aumenta o alerta para o risco de inundações graduais, com elevação dos principais rios e possíveis alagamentos, especialmente nas áreas onde a chuva for mais intensa e em curtos períodos de tempo. Isso se torna ainda mais preocupante devido aos níveis ainda elevados dos rios e aos solos saturados nas regiões já afetadas por enchentes anteriores.
Em alerta estão as seguintes bacias:
- Piratini
- Butuí-Icamaquã
- Ibicuí
- Quaraí
- Santa Maria
- Vacacaí-Vacacaí Mirim
- Baixo Jacuí
- Camaquã
- Mirim-São Gonçalo
- Gravataí
- Sinos
- Taquari-Antas



