Mais de 500 pessoas foram atingidas pelos estragos causados pela chuva no Rio Grande do Sul até a manhã desta quinta-feira (3), segundo a Defesa Civil estadual. O tempo instável chegou ao estado na terça (1). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia publicado alertas sobre o risco de temporais e queda nas temperaturas.
“Esse sistema que avançou sobre o Rio Grande do Sul permanece promovendo efeitos, principalmente chuva, nas próximas 72 horas”, afirmou nesta manhã o subchefe da Defesa Civil do estado, tenente-coronel Rodrigo Dutra.
A cidade mais afetada foi Arroio Grande, que fica na Região Sul do estado. Foram danificadas 120 residências, causando prejuízos para 480 pessoas.
Outros municípios que também foram atingidos, segundo a Defesa Civil, são São Borja, Colinas e Pedras Altas. Nessa última cidade, cinco pessoas ficaram desalojadas e tiveram que ir para a casa de familiares ou amigos.
Segundo a Somar Meteorologia, uma frente fria mantém nuvens de chuva em todo o estado ao longo desta quinta-feira. Há previsão de pancadas a qualquer hora do dia, com risco para ventanias, trovoadas e até granizo.
Na Região Norte, os volumes podem ser mais expressivos. Como o sol aparece pouco e os ventos sopram do quadrante sul, as temperaturas seguem amenas.