Neste sábado (17) o chargista André Ribeiro da Real News, juntamente com seu colega e sócio Acácio Júnior, receberam o prêmio Vladimir Herzog. A charge continuada (como chamaram) escolhida defendia o cartunista Renato Aroeira. O Ilustrador Aroeira e Brum fizeram o movimento dos cartoons continuada que tem até uma Lei de Segurança Nacional. Como André e Acácio, o Aroeira e Brum também lutam contra a censura política contra a imprensa.
A charge de Aroeira foi anunciada num blog de um jornalista, que o ministro da justiça do governo Bolsonaro tomou conhecimento do desenho e processa o chargista (ainda não houve resposta da justiça). A notícia se espalhou e uniu 150 cartunistas do Brasil e fora. Assim criaram a ilustração continuada, cada um com seus traços como forma de apoio e luta pela liberdade de expressão.
Mensagem do Brum para Aroeira: “Muito feliz com mais essa premiação, dessa vez, muito mais pelo ato político do movimento do que pela arte. Deu trabalho ver o nome dos artistas, procurar os endereços e entrar em contato com cada um os convidando, mas valeu muito, e digo isso não só pela premiação, mas por fazer parte de uma luta tão necessária. Não nos calaremos! Parabéns, Renato Aroeira , parabéns chargistas, parabéns pessoal da Revista Pirralha pela iniciativa, parabéns Laerte Coutinho e Duke Chargista ,vencedores da categoria artes. Obrigados a todos, em especial ao Gualberto Costa e Daniela Baptista pelo esforço empenhado em tornar essa premiação tão bacana. Eu to contentaço,” completa Brum.
Prêmio Vladimir Herzog
O prêmio é direcionado ao jornalismo de direitos Humanos e anistia, onde é concedido anualmente por profissionais jornalistas e veículos de comunicação que se destacam da democracia, cidadania e sociais. Para homenagear personalidades, jornalistas e as mídias que fazem seu trabalho em defesa desses valores fundamentais. Essa E a premiação mais importante no Brasil.