A cerveja IPA está cada vez mais popular no Brasil. Pra quem já começou a beber cerveja artesanal, a IPA normalmente é uma cerveja que agrada.
IPA é um acrônimo que deriva de India Pale Ale, um estilo de cerveja que, como você pode imaginar, tem alguma ligação com a Índia e você já vai entender o porquê.
Antes disso, precisamos fazer uma observação importante: o nome do estilo é India Pale Ale e não Indian Pale Ale.
Mesmo com toda a sua popularidade, vemos reiteradamente escrito e falado de forma equivocada por aí.
Culpa, provavelmente, da sigla que a identifica, que se tornou mais difundida que o próprio nome do estilo.
No Brasil, é usualmente aceito pronunciá-la em bom português, “ipa”, embora essa questão não seja pacífica na comunidade cervejeira. Há muitos Sommeliers de Cerveja que defendem o respeito pela origem inglesa do estilo e a pronúncia em inglês – ai-pi-ei – onde quer que se esteja.
Discussões linguísticas à parte, como dissemos acima, as três letras significam India Pale Ale e cada palavrinha dessa tem o seu próprio significado:
Pale / pêile / pode ser traduzido literalmente como “pálido”.
Ale / êil / é sinônimo de cerveja de alta fermentação, isto é, para a sua produção são utilizadas leveduras que fermentam a altas temperaturas (entre 16°C e 25°C). Ao lados das Lagers e das Lambics, as Ales compõem uma das três grandes famílias de estilos de cerveja. E é justamente nas Ales que as tradicionais cervejarias britânicas se especializaram.
As cervejas Pale Ale começaram a aparecer no século XVIII graças às inovações introduzidas na malteação dos cereais e recebeu esse nome porque, com sua cor basicamente âmbar, se distinguia das cervejas escuras que dominavam o mercado antes disso.
As Pale Ales foram conquistando mercado, tirando espaço das Porters e tornaram-se cada vez mais populares da segunda metade do século XIX em diante.
Quais as características da Cerveja IPA?
Presente em maior quantidade na India Pale Ale, o lúpulo é sem dúvida o grande protagonista do estilo. São basicamente as características que o lúpulo aporta à IPA que a diferencia das demais cervejas.
É difícil fazer generalizações porque tudo depende do tipo de lúpulo utilizado, mas os aromas encontrados com frequência nas IPAs giram em torno de notas de frutas cítricas e frutas tropicais.
No paladar, sabores frutados, cítricos, herbais ou picantes combinam-se com o amargor bastante característico, presente principalmente no final do gole, o que torna a cerveja IPA tão interessante.
Ainda na boca, a IPA apresenta um bom corpo e efervescência reduzida.
O seu teor alcoólico geralmente fica em torno de 5 a 8°, mas, seguindo a tendência atual de consumo de cervejas, já é fácil encontrar IPAs sem álcool.
Confira um resumo das características da cerveja IPA, de acordo com o Programa de Certificação de Juízes de Cerveja, o guia BJCP 2021:
![](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_auto,q_glossy,ret_img,w_1024,h_1024/https://cervejaemalte.com.br/wp-content/uploads/2022/06/IPA-BJCP-3-1024x1024.png)
Como surgiu a Cerveja IPA?
A história da “criação” do estilo é um tanto quanto nebulosa e incerta. De fato, não há nenhuma evidência de que a IPA tenha sido “inventada”. Parece mais provável que o estilo tenha se desenvolvido lentamente a partir de cervejas existentes.
Reza a lenda que a IPA surgiu na época em que a Inglaterra ainda colonizava a Índia.
A cerveja viajava da Inglaterra e acabava estragando devido ao longo tempo de viagem. Para resolver este problema foi adicionado mais lúpulo, que é um conservante natural, com isso a cerveja passou a não estragar.
O resultado desta adição acabou gerando uma cerveja mais amarga e com um teor alcoólico maior, formando-se a India Pale Ale que é conhecida hoje.
Portanto, você pode esperar de qualquer IPA um amargor marcante e um aroma intenso.
As variações da India Pale Ale
Agora que você já sabe o que é Cerveja IPA, já podemos te apresentar as outras integrantes dessa família.
É que a IPA fez tanto sucesso nas últimas décadas que foi a percussora de uma infinidade de variações igualmente interessantes, como a American IPA, a sua parente mais famosa.
A principal diferença entre elas está nos ingredientes, especialmente na utilização de lúpulos americanos na primeira.
No vídeo abaixo, apresentado pelo cervejeiro, sommelier de cervejas e master em estilos pela ESCM, Alexandre Bleed, você conhece tudo sobre o estilo American IPA. Vale a pena dar uma conferida para entender a diferença entre os estilos IPA e American IPA.
Outras variações das IPA´s são:
- Session IPA
- Double IPA & Triple IPA
- Hazy IPA
- Belgian IPA
- Black IPA
- Brut IPA
- White IPA
- Red IPA
- Brown IPA
- Rye IPA
Todas essas novas variedades se espalharam inicialmente nos Estados Unidos (com exceção das IPAs belgas) e depois ganharam o mundo.
Dicas para degustar uma IPA
Geralmente, uma cerveja é considerada do estilo IPA quando seu IBU (International Bitterness Unit) é superior a 40 e seu teor alcoólico (ABV) está entre 5 e 8 graus.
O IBU é o índice que mede o nível de amargor em uma cerveja e muitos rótulos trazem essa informação, o que é bastante prático para estimar o poder de amargor da IPA.
Então, se o seu paladar não está acostumado com sabores amargos, comece com IPAs se aproximando de um IBU de 40 e vá aumentando aos pouquinhos.
Além disso, dê atenção aos detalhes. Apreciar uma cerveja IPA na temperatura certa e com um copo apropriado para o estilo muda a sua experiência.
A temperatura certa para abrir e degustar uma cerveja IPA
Como vimos, as IPAs têm um teor alcoólico mais alto e mais lúpulo que outros estilos de cervejas.
À medida que a cerveja aquece ligeiramente, os lúpulos são intensificados, e é basicamente isso que se quer sentir em uma IPA.
Portanto, esse estilo é servido idealmente em uma temperatura entre 7 e 10 graus Celsius.