Cerveja India Pale Ale, ou simplesmente IPA, é um tipo de cerveja que veio com tudo no Brasil nos últimos anos. De origem Indiana/inglesa, com gosto amargo e com alto teor alcoólico, tem várias vertentes e vem cada vez mais conquistando o público Brasileiro.
COMO ELA VEIO AO MUNDO?
As cervejas IPA nasceram por uma necessidade comercial do Império Britânico durante o século 18. O clima na Índia era muito quente para a fabricação da cerveja.
Então um cervejeiro, chamado George Hodgson, desenvolveu uma receita com um elevado teor de lúpulo — que é um conservante natural — e álcool para aguentar à longa jornada de navio, que durava meses do Reino Unido à colônia indiana.
Mas com o chegada das câmaras refrigeradas, a IPA foi perdendo sua relevância e virou uma coadjuvante no mercado cervejeiro.
PROCESSO DE PRODUÇÃO
A produção da cerveja India Pale Ale passa por três principais etapas:
-
A Mostura
Nessa primeira etapa se obtém o mosto. Ele é formado a partir da mistura de malte moído com água quente. Os açúcares do malte se misturam à água, que é então enviada para o próximo passo.
-
A Fervura
Nesta etapa, o mosto é levado para a caldeira de fervura e recebe o lúpulo. Como já falamos acima, o lúpulo é acrescentado em mais de um momento, com o objetivo de dar o amargor, paladar e aroma da cerveja.
-
A Fermentação
Então, adiciona-se o fermento ao mosto e a cerveja passa pela alta fermentação. Ao final da fermentação, ocorre a carbonatação, onde a espuma se forma, e então a cerveja é envasada.
Atualmente, com o crescimento das microcervejarias e cervejas artesanais, a cerveja IPA ganhou notoriedade e cada vez mais consumidores no país, pelo seu gosto mais amargo e peculiar. Há vários tipos de IPAs disponíveis no mercado, inclusive já com versões industrializadas por grandes cervejarias.