Município promove melhorias nas escolas e reforça ações para qualificar a educação em 2026
Entre abraços e reencontros após dois meses de férias, cerca de 29 mil alunos da rede municipal de ensino voltaram às aulas em Gravataí nesta quinta-feira (19). Durante o recesso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou uma série de melhorias para garantir um ambiente mais acolhedor nas 75 escolas municipais e 23 escolas comunitárias que retomaram as atividades.
Na manhã do primeiro dia letivo, a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, visitou escolas da rede pública, entre elas Áurea Celi Barbosa, Raio de Sol, Professor Adriano Ortiz Corrêa, Bom Jesus e Jerônimo Timóteo da Fonseca. “Que seja um 2026 repleto de notícias positivas para a educação de Gravataí. Estamos empenhados e trabalhando diuturnamente para elevar a qualidade do ensino e promover uma nova página na história da nossa educação municipal”, afirmou.
Para fortalecer vínculos e ampliar a sensação de segurança, profissionais da Guarda Municipal (GM) e da Brigada Militar (BM) estiveram presentes nas escolas. Durante a ação, os agentes conversaram com estudantes e reforçaram a importância do patrulhamento preventivo para garantir ambientes escolares seguros.
Investimentos e melhorias
Entre as ações realizadas no período de recesso estão reformas estruturais, construção de cozinhas e refeitórios, serviços de pintura, implantação de banheiro acessível e outros reparos.
A Smed também iniciou a distribuição de uniformes escolares e vai disponibilizar kits de material escolar, que serão entregues pelas direções das escolas. A medida deve gerar economia estimada em R$ 3 milhões aos cofres municipais.
No início do ano, novos diretores e vice-diretores assumiram mandato para o período de 2026 a 2028, marcando um novo ciclo na gestão das unidades escolares.
O município prevê ainda a contratação de mais de 500 servidores temporários, entre professores, especialistas em educação (supervisores e orientadores), agentes de apoio em educação especial, secretários e vigias. A iniciativa busca suprir vagas emergenciais e substituições por licenças, garantindo o funcionamento pleno das escolas. Também está prevista a nomeação de novos servidores aprovados em concurso público recentemente homologado.
Parceria para fortalecer a gestão
As ações fazem parte de uma parceria da gestão municipal com o Centro Lemann, organização sem fins lucrativos que atua na promoção da educação de qualidade no país. Gravataí aderiu ao acordo de cooperação e firmou o “Compromisso Público com a Educação”, no âmbito do programa “Lideranças pela Educação”.
O plano inclui metas como ampliação de vagas na educação infantil, criação de novas turmas, expansão das rotas de transporte escolar, redução em 30% das taxas de reprovação e distorção idade/ano, além do fortalecimento da formação continuada de professores e da liderança pedagógica nas escolas.
Foto: Gabriel Muniz



