Evento comemorativo reuniu usuários, familiares e profissionais de saúde em uma tarde de música, dança e integração, celebrando duas décadas de dedicação ao bem-estar da pessoa idosa
Com o intuito de reunir boas companhias e compartilhar vivências, o Centro de Atenção à Saúde do Idoso promoveu, nesta sexta-feira (31), uma celebração especial pelos 20 anos de atuação em Gravataí. Realizado na Assuscaps, o encontro reuniu mais de 50 usuários do serviço, familiares e profissionais de saúde em um momento de alegria, música e fortalecimento dos vínculos.
“Ficamos muito orgulhosos e felizes com ações direcionadas a temáticas como essa. Nosso serviço conta com uma equipe altamente qualificada e capacitada”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Aberto à comunidade, o grupo de convivência do Centro do Idoso se reúne semanalmente, sempre às sextas-feiras, a partir das 13h30, para dançar, cantar e compartilhar experiências, promovendo a integração entre os cerca de 40 participantes. Os encontros ocorrem na sede da Assuscaps, localizada na Rua Everest, nº 164, bairro Jansen.
A comemoração contou com apresentações musicais do grupo Cantar é Viver, que animou os presentes com repertório de canções populares e atividades recreativas. O evento também teve a presença do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que distribuiu materiais educativos e de prevenção sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e tuberculose.
Cuidado, acolhimento e vida ativa
O Centro de Atenção à Saúde do Idoso é um serviço especializado da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) voltado ao acolhimento e atendimento de pessoas idosas com graus de fragilidade e comprometimento da autonomia e funcionalidade. Atualmente, cerca de 400 idosos são atendidos pelo espaço.
“Nosso agradecimento à equipe do Centro do Idoso, que fez todos os esforços para a realização deste evento, pensado justamente para levar atividades de música e dança para nosso público, à altura do que eles merecem”, enfatizou a coordenadora do serviço, Juliana Carneiro.
O espaço conta com equipe multiprofissional, composta por médico geriatra, terapeuta ocupacional, assistente social, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, oferecendo atendimentos individuais e em grupo voltados à melhoria da qualidade de vida e à manutenção da independência dos idosos.
Localizado no Centro Municipal de Saúde (CMS), o serviço também realiza ações junto às unidades de saúde do município, apoiando as equipes no cuidado integral à pessoa idosa.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3600-7753.
Foto: Gabriel Muniz



