O Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Professora Dirneide Goulart, localizado no bairro Estância Velha, recebeu nesta semana a implantação de uma horta comunitária e pedagógica. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), o CEIA e a EMATER, com o objetivo de integrar crianças, familiares e professores, além de incentivar a agricultura familiar em Canoas.
Mais do que um espaço de cultivo de verduras e temperos, a horta foi planejada como uma ferramenta de aprendizado e convivência, permitindo que as crianças atendidas pelo CEIA vivenciem novas texturas, sabores e aromas, ampliando seus sentidos e experiências.
“Estamos aqui no espaço do CEIA para iniciar o plantio da nossa horta pedagógica e já fizemos quatro capacitações com os pais e familiares das crianças atendidas. Hoje começamos o plantio com mudas de alface crespa e roxa, cebolinha, salsinha e hortelã. A ideia é diversificar e proporcionar às crianças contato com diferentes texturas, sabores e aromas”, explicou Caroline Lima, extensionista rural da EMATER.
O secretário adjunto da SMDEI, Rogério Ceratti, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável: “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Diretoria de Economia Solidária e em parceria com a EMATER, estará trabalhando com os familiares e responsáveis aqui no CEIA. O objetivo é que, através da educação pedagógica e do desenvolvimento econômico, possamos capacitar as famílias a desenvolver a agricultura familiar dentro da cidade”.
Foto: Vinicius Thormann/PMC