Ação de Carnaval teve aniversários temáticos de animais, atividades educativas e interação com o público
O Minizoo de Canoas realizou nesta terça-feira (17) o Carnazoo, uma ação especial de Carnaval com atrações voltadas tanto ao público visitante quanto aos animais que vivem no local. O quati Ramon, a gavião-carrapateira Pinta e o furão-pequeno Tuff celebraram seus aniversários com presentes temáticos.
Os alimentos dos animais foram escondidos em adereços carnavalescos. Ramon e Tuff também ganharam picolés preparados com itens da própria dieta, como sangue, frutas e legumes. Além de ajudar a aliviar o calor, a iniciativa promove o enriquecimento ambiental, estimulando comportamentos naturais.
O Carnazoo contou ainda com ações educativas para os visitantes, como uma mesa expositiva com animais texturizados, crânios e peles, além da distribuição de máscaras e atividades lúdicas que aproximaram as crianças da fauna local.
“É uma ação pensada para receber os visitantes e conversar com eles sobre algumas espécies que o nosso zoológico abriga. Também falamos sobre a importância desses animais, quais estão ameaçados de extinção e como acontece a chegada deles aqui”, explica a bióloga Joseen Tesser.
De acordo com a veterinária Ana Paula Morel, o enriquecimento ambiental sensorial busca modificar a rotina dos animais residentes, especialmente daqueles que não podem retornar à natureza. “Na natureza eles têm diversas atividades: buscam alimento, fogem, interagem. Aqui, tentamos diversificar a rotina. O enriquecimento do recinto e o alimentar, com picolés, por exemplo, além de hidratar, oferece uma experiência diferente, inclusive com o estímulo sensorial do gelo”, destaca.
Moradora do bairro Mathias Velho, a dona de casa Débora Caetano Moura, 36 anos, visitou o Minizoo com o sobrinho Bryan, de 8 anos, e aprovou a iniciativa. “É uma ação muito legal, que beneficia os animais. Gosto muito de visitar o Minizoo. É um lugar bonito, que permite contato com a natureza aqui na cidade. É uma ótima opção de passeio em família”, afirmou.
Foto: Bruno Ourique



