As pessoas não estão mais preocupadas com o vírus que circula (corona vírus ou covid-19) no país, elas estão saindo de casa, até mesmo sem máscaras. Ontem mesmo observei cidadãos no supermercado sem máscaras, tanto jovens, quanto idosos. A quarentena e o pedido do governo estadual estão sendo violadas pelas pessoas, alguns comércios já estão abertos no Centro Histórico da capital.
Saí de casa dois dias desta semana, segunda-feira e quarta-feira somente para ir à fisioterapia. Percebi que as ruas do Centro Histórico de Porto Alegre estão com pequeno movimento de cidadãos, e, aqueles que andavam pelas ruas estavam de máscaras de tecido ou descartáveis. Mas, percebi que o movimento de veículos só aumenta na capital gaúcha, mesmo com isolamento social, o trânsito continua um caos.
Na zona leste de Porto Alegre estão realizando obras no sentido bairro centro, e o trânsito está intenso a semana toda, parece que não existe perigo em circular na cidade, avistei vários motoristas sem máscaras. Nestes dois dias que fui ao Centro, pensei que as ruas estavam cheias, cheguei na rua das Andradas, as calçadas estavam vazias e quem andava por ali usavam máscaras.
Porém, as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e lotéricas, mais uma vez com grandes filas e aglomerações, por conta do auxílio emergencial. Lembrando que muitas solicitações foram aprovadas, mas ainda não receberam os R$ 600,00, ou até mesmo estão em análise.
Para finalizar a coluna desta semana, faço um apelo a todos os leitores da Rádio Real, fiquem em casa ou quando saírem das suas residências usem as máscaras de tecido ou descartáveis. Vale ressaltar que na última terça-feira (28), o prefeito Marchezan disse quer seria obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos, e quem não estiver com elas, os ônibus não irão parar para este cidadão.
Conheça mais sobre meu trabalho:
Instagram: @leilanejornalista