spot_img
spot_img

CANOAS, VENDETTA, AMORES, TENDAS E VELHOS PROBLEMAS

Nesta semana, fui questionado por um amigo, porque não comento sobre a situação caótica da política de Canoas. Por mais que tente passar despercebido, é inevitável deixar de tecer comentários sobre o que está ocorrendo em nossa cidade de Canoas, o descaso com a população é gritante, e merece sim um diálogo. Sendo direto, o fato é que desde a eleição de 2020 a cidade está sem rumo e sem uma segurança e confiança mínima de gestão. O que iniciou com eventos, celebração e propagandas de parcerias e irmandade hoje beira o ódio, o caos e pra não dizer o ridículo. 

A briga, escancarada, entre os políticos da coligação vencedora de 2020 ao paço municipal, beira o absurdo, entre denúncias, declarações e promessas de retorno, a população canoense fica em meio a uma batalha pessoal, nos moldes daquelas brigas da quarta série, onde o dono da bola que mandava e escolhia o time, o resultado e se não agradece acabava com jogo, deixando os demais sem a brincadeira (…). 

Imagem Web – O dono da bola decidia tudo, ou ninguém brincava.

Em nossa realidade, que era pra ser mais “adulta”, temos uma gestão até aqui desastrosa (no geral), vendida à população como a “união, amor e a solução para alguns problemas” não conseguiu desenvolver nenhum resultado significativo – apenas dando seguimento a inaugurações da gestão passada ou renomeado o que já existia –  ao contrário tem focado em disputas de vaidade e poder, enquanto a cidade fica a mercê da violência que aumentou absurdamente, com a saúde um verdadeiro caos, denúncias e escândalos. A população tem assistido a uma dança de cadeiras dos secretários, gerando desconfianças e incertezas. Temos ainda a infeliz propaganda de Canoas envolvida em escândalos de corrupção e investigações que os representantes do povo fingem não existir, o que é ainda mais lamentável.

VEREADORES 

Câmara de vereadores de Canoas – A casa do povo, onde seus representantes defendem e garantem o melhor para comunidade.

Entre súplicas, promessas, acordos e vendetas, está o povo mais vulnerável, que não pode contar com bom senso de seus representante da Câmara de vereadores, por que estes fazem parte dessa patuscada com a população, preocupados com suas respectivas reeleições ou seus acordos por cargos, os  parlamentares de internet continuam em suas bolhas.

Os vereadores seguem indiferentes, com seus vídeos nas redes sociais, onde o mundo de poliana é a regra, afinal os vereadores em Canoas, em maioria, servem pra que? Limitados por conhecimentos minimo de administração pública, ou mesmo de empatia com as pessoas, estes políticos estão dentro do ruído prédio da Rua Ipiranga nº 123, alguns há tanto tempo que viraram parasitas naquele lugar, sem nenhuma opção de avançar na vida privada, assim viram reféns de um ciclo político que só atende a interesses pessoais, esta é a realidade da má política brasileira. Há solução? Claro que sim, quando a população entender que a reeleição é o que gera a corrupção (mas isso é outro assunto). 

No momento o executivo tenta resgatar o tempo perdido, certo ou não, o prefeito eleito em 2020, recorre ao populismo e espetáculo das tendas, muito eficaz em sua primeira gestão, contudo a população de lá pra cá tornou-se mais crítica com política, principalmente em relação a gastos públicos. A realidade, ignorada pelo executivo, independente de quem está à frente dele, é que as pessoas têm conhecimento das investigações e suspeitas de corrupção, que gera a deficiência de serviços como a saúde, por exemplo, aliás a pasta continua sem uma solução eficaz, desde o início da gestão. 

PREFEITOS 

Em relação às suspeitas e operações que envolve o chefe do executivo, ainda que o conhecimento profissional me permite comentar sobre o caso, prefiro deixar a tecnicidade de lado e dispor de forma mais simples para melhor alcance da informação, recomendo a leitura dos artigos do meu xará RODRIGO SCHMITT e do colega WAGNER ANDRADE , que acompanham a situação do prefeito de Canoas desde seu afastamento, com competência e responsabilidade. 

Desde o retorno do prefeito afastado, algumas ações têm evidenciado a prioridade da gestão, as exonerações sumárias de pessoas que vinham desempenhando, dentro do possivel, serviços à população, que foram subitamente descartadas independente de sua competência, as ações da câmara de vereadores em uma tentativa de agradar, votando um Impeachment duvidoso e parcial, ações que visam a satisfação de vontade, não a necessidade e prioridades do povo.

Por fim, o que chama realmente a atenção de alguns leitores mais atentos, que manifestaram surpresa nas redes sociais, foi a declaração do prefeito em seu primeiro dia de retorno, aos pés da escadaria do paço municipal, que agradeceu ao Ex-prefeito e Deputado Federal Busato, “por seu apoio”, a declaração surpreende pelo histórico da eleição de 2020, que transformou Canoas em um campo de batalha de ofensas, agressões verbais entre os candidatos e militantes politicos. Os políticos tradicionais são de uma grandeza inigualável, perdoam e desculpam opositores de acordo com a necessidade, isso é incrível! O que lembro é do famoso “interésses” do Brizola.

Sobre esse fato aguardamos o tempo, afinal o que começa  com eventos, celebração e propagandas de parcerias e irmandade só pode dar certo! Não é mesmo?

A questão final nesse momento, é saber quem é o dono da bola, porque a população merece um governo dedicado aos interesses de Canoas.    

Em resposta ao meu amigo Aldorino Jr. 

 Muita Luz a todos. 

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img