Em 24 de março, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de prevenir e diagnosticar a doença o mais cedo possível. Em 2022, foram diagnosticados 216 casos de tuberculose em Canoas, e em 2023, já foram identificados mais 45 casos, totalizando 261 pacientes na cidade.
Infelizmente, os óbitos por tuberculose continuam ocorrendo na região, sendo que, apenas no ano passado, 18 mortes foram atribuídas diretamente à doença, e 27 pacientes faleceram com a tuberculose como causa secundária. Em Canoas, todas as Unidades de Saúde estão preparadas para identificar sintomas respiratórios e realizar exames diagnósticos para tuberculose. Caso suspeite que possa estar com a doença, é importante procurar ajuda médica o mais rápido possível.
O tratamento da tuberculose é realizado com medicamentos prescritos por um profissional de saúde e deve ser administrado diariamente e sem interrupção por, pelo menos, 180 dias, mesmo que os sintomas desapareçam antes desse prazo.
Pessoas com maior risco de contrair a tuberculose são aquelas com sistema imunológico deficiente, como portadores do vírus HIV, diabéticos, idosos doentes, desnutridos, usuários de álcool e outras drogas, e tabagistas.
A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como Bacilo de Koch, uma doença infecciosa transmitida pelo ar que compromete principalmente os pulmões, embora possa afetar outros órgãos e sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não os pulmões, ocorre com mais frequência em pessoas que vivem com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico. Devido aos altos índices de mortalidade e morbidade, a tuberculose é considerada um grave problema de saúde pública.
A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e é adquirida a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar partículas em forma de aerossóis contendo bacilos. Durante um ano, em uma comunidade, um indivíduo com baciloscopia positiva pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não têm papel importante na transmissão da doença.
Os principais sintomas da tuberculose pulmonar são tosse seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Por isso, recomenda-se que todo sintomático respiratório, que é a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado para tuberculose.
No entanto, vale destacar que a tuberculose pode ser prevenida e tratada com sucesso. Além da vacina BCG e das medidas de controle de infecção, é fundamental que as pessoas estejam atentas aos sintomas e busquem ajuda médica assim que identificarem qualquer sinal da doença.
O tratamento, que consiste no uso de medicamentos prescritos por um profissional de saúde, deve ser feito de forma rigorosa e sem interrupções por um período mínimo de 180 dias, mesmo que os sintomas desapareçam antes desse prazo.
No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, é importante que a população se conscientize sobre a gravidade da doença e a importância de preveni-la e tratá-la de forma adequada. Se você suspeitar que possa estar com tuberculose, não hesite em procurar ajuda médica o mais rápido possível.
Saiba mais sobre a tuberculose e como preveni-la e tratá-la acessando o site do Ministério da Saúde ou procurando uma Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.