A Operação Divisas, realizada pela Guarda Municipal (GM) em parceria com a Diretoria de Trânsito de Canoas, resultou na redução de 4,9% de roubos de veículos em 2022. Conforme dados divulgados pelo Observatório da Segurança Pública do município, a redução tem por base o comparativo de 244 casos em 2021 e 232 registros em 2022.
Conforme a supervisora da Guarda Municipal, Patrícia Soares, a integração entre as forças de segurança fortalece o combate à criminalidade no município. “A parceria entre as guardas municipais das cidades vizinhas, além de fortalecer o combate à criminalidade, coíbe que veículos roubados ou furtados circulem na nossa cidade. A integração entre as equipes soma esforços e contribui para a diminuição da criminalidade ano após ano”, conclui.
A Operação Divisas acontece semanalmente em parceria com as guardas municipais e diretorias de trânsito das cidades da Região Metropolitana que fazem fronteira com Canoas. As barreiras realizadas têm como foco a prevenção e repressão a furtos e roubos de veículos, tráfico de drogas e demais delitos.
Além de promover ações nos limites com outros municípios, a Secretaria da Segurança Pública e a Defesa Civil de Canoas também possui 18 pontos com câmeras de cercamento eletrônico. O sistema reconhece placas de veículos furtados ou roubados, por meio da base de dados do Detran. Após a identificação, é emitido um alerta para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou a Brigada Militar.