A Universidade La Salle sediou, nesta quinta-feira (25), a Mini COP 30, evento organizado pela ONG Visão Mundial e pelo Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP). A atividade reuniu cerca de 100 adolescentes das EMEFs Paulo VI e Jacob Longoni, em uma programação que se estendeu das 8h30 às 17h, marcada por palestras, debates, oficinas temáticas e atividades culturais voltadas à conscientização ambiental e ação climática.
A iniciativa faz parte da preparação para a Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP 30), que será realizada ainda este ano em Belém do Pará. Em Canoas, o encontro reforçou o papel transformador da juventude na construção de políticas públicas de prevenção, adaptação e resposta às mudanças climáticas, cada vez mais visíveis nas comunidades locais.

Durante a programação, os jovens participaram de grupos temáticos, nos quais desenvolveram propostas e soluções para os desafios ambientais de seus bairros e escolas.
“A Mini COP 30 é um evento programado e organizado por jovens, do Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), que acontece em Canoas e em São Leopoldo. O MJPOP tem o objetivo de mobilizar a juventude para discutir questões da sua própria comunidade e articular propostas para melhorias. Esta Mini COP é uma preparação para a COP 30, um evento internacional. Levaremos um representante da juventude do Rio Grande do Sul para participar e contribuir com o debate climático global”, destacou Marilu Lummertz, coordenadora de projetos da Visão Mundial.
O estudante Maikel Yam, de São Leopoldo, também ressaltou a importância do engajamento dos adolescentes: “Além do MJPOP, eu faço parte do Centro Medianeira, uma organização sem fins lucrativos, onde nos reunimos semanalmente com outros adolescentes. Lá, praticamos judô e discutimos temas como meio ambiente e os problemas do nosso bairro. Queremos levar essas pautas para o Poder Público, buscando melhorias para nossa comunidade. Aqui na Mini COP 30, estou como voluntário, convidei os alunos da minha escola e ajudei na organização do transporte”.

Ao promover espaços de diálogo e escuta, a Mini COP 30 reafirma o protagonismo da juventude no enfrentamento da crise climática e a importância de construir um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.
Fotos: Vinicius Thormann/PMC