Canoas vive um momento mais do que ruim. É um momento perigoso, já que por muito tempo sentirá as consequências deste tempo sem uma administração séria. O prefeito eleito em 2020 está respondendo a tantas acusações, que já não consegue governar. Soma mais meses afastado do cargo pela justiça, do que à frente da cidade. E em se confirmando as denuncias levantadas pela Operação COPA LIVRE e levadas a cabo pelo Ministério Público do RS e Ministério Público Federal, o prefeito afastado entrará para a história como chefe de uma administração que mais desviou recursos públicos dos cofres da cidade. Em 84 anos de emancipação política, Canoas jamais viu tamanho rombo nas contas públicas, principalmente recursos da área da saúde.
Enquanto isso a cidade está um caos. Os hospitais, as Upas e os postos de saúde estão superlotados, com falta de insumos médicos e equipamentos. A fila de espera por cirurgias só aumentam, assim como o sofrimnto das pessoas.
As ruas da cidade estão esburacadas, sem manutenção. O sistema de drenagem da cidade é uma tragédia. A cada chuva que cai as ruas alagam e tudo vira enchente.
O sistema de transporte sucateado, com poucas linhas e poucos horários fazendo com que as pessoas sofram e percam mais tempo que o normal para se deslocar pela cidade, seja para o trabalho, estudo ou mesmo lazer. A prefeitura além de não atacar o problema, fica sonhando em gastar BILHÕES no tal aeromóvel. Para superar essa situação caótica se faz necessário duas medidas urgentes:
1ª medida: afastar urgentememte a possibilidade de descontinuidade de gestão. Uma vez afastado o atual prefeito, que o vice prefeito assuma de fato a titularidade da gestão. Nessa caso, Jairo Jorge deve renunciar, para melhor cuidar da defesa perante a justiça. Caso ele não proceda dessa forma, cabe a Câmara de Vereadores abrir imediatamente um processo de impedimento, já que indícios de crimes contra o erário público não faltam.
2ª medida: construção de umforte movimento em defesa da cidade. Movimento esse que deve aglutinar as principais liderenças políticas e sociais do município comprometidas com o bem estar da comunidade, com a proteção ao erário, com a valorização dos serviço públicos e com o cuidado que a cidade necessita. E, principalmente, comprometidos com o respeito que Canoas e seu povo merecem.
Texto: Nelsinho Metalúrgico
Foto: Brunna Graco