spot_img
spot_img

CANOAS PERDE O FILTRO, A VERDADE MOSTRA DESESPERO, CHORO E A SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA NA UPA BOQUEIRÃO.

Você não deve ler, se não consegue assimilar críticas. 

O que fazer quando sua impotência diante de uma situação adversa reflete na saúde daqueles que você ama? Sim, a questão é forte e a palavra é impotência mesmo, é assim que a maioria dos adultos seja homem ou mulher sente-se quando estão diante de uma situação a qual não podem fazer nada. É assim que se sente um pai de família, uma mãe solo, quando depende de um atendimento médico para seus pupilos ou para seus familiares idosos. 

Não há nada mais estressante e desesperador que ver um familiar em uma situação de fragilidade e necessidade de atendimento médico urgente e não poder fazer nada. Digo isso, porque muitos de nós não vivemos dentro das redes sociais da prefeitura de Canoas, ou que não entregamos certificados e diplomas falsos para algum vereador conhecido, para ser nomeado na gestão desastrosa que iniciou em 2020. Infelizmente a atual gestão é mais marcada por erros e escândalos do que acertos, como já foi em outrora, não se reconhece mais o chefe do executivo e os nobres distraídos vereadores. 

A saúde em Canoas sempre foi complexa, mas recentemente chegou ao caos, o episódio ocorrido na UPA BOQUEIRÃO, que correu por grupos e mais grupos de mensagens pela cidade mostrou a verdadeira face da nossa cidade do Xis – título ridículo, para uma cidade com a importância e história de Canoas, o que mostra a qualidade e competência de nossos pensativos vereadores dos últimos 20 anos, “Canoas a Cidade do Xis”, ignorando  o polo universitário, bacia hidrográfica e seu potencial exploratório, a importância de um comando aéreo e sua base ou uma refinaria, que sustenta o município como referência em todo estado, por exemplo, mas isso não é nome de rua, homenagens à conhecidos, tendas em paradas de ônibus e carros com adesivos de rostos e bonecos coloridos, não é? Por que, em Canoas, o legislativo fiscalizaria e cumpriria seu objetivo institucional, para que? já estão eleitos. Essa manifestação é necessária para entender a falta que faz a qualidade de uma representação política. A saúde em Canoas está ruim, isso é resultado de uma gestão que prioriza a propaganda, mídias sociais, eventos com auditórios de colaboradores mudos, “uma gestão sem crítica está fadada ao fracasso ou à corrupção”.  O que temos em Canoas hoje? Um prefeito eleito afastado e denúncias de corrupção tanto no executivo quanto no legislativo. 

A gestão sem opinião, críticas ou oposição certamente irá ignorar as demandas das cidades, principalmente quando vive em mundo virtual, com maquiagens e modelos batendo palmas para ações e projetos equivocados que não são prioridades. 

O desespero, da cidadã e cidadão que suplicavam por atendimento na UPA BOQUEIRÃO nos últimos dias, só não foi maior que o da funcionária que aos prantos informou que não tinha mais condições de prestar atendimento, por estar sozinha e sem recursos/material (absurdo), as equipes de enfermagem e médicas são tão vítimas quanto a população. Essa impotência e carência é resultado das escolhas erradas feitas em 2020 – o povo precisa aprender – votar sem responsabilidade e com pressão certamente irá expor uma situação futura como essa, que pode atingir a sua família, isso na área da saúde, por que temos a segurança pública, educação e saneamento que igualmente estão sendo ignoradas, mas exaltadas em propagandas de uma cidade que não existe.

A realidade é outra, não tem filtros do instagram, eventos em auditórios, a realidade é mãe desesperada com filho no colo em fila de hospital, é trabalhador chegar em casa e não ter luz no poste da rua, é professores reclamando em grupos escolares que a Gestão da educação determina ações que não diz respeito ao pedagógico, a realidade tem trabalhadores da saúde sem receber desde Janeiro de 2021, é crianças nas sinaleiras espalhadas por toda a cidade, é idosos em paradas de ônibus pedindo dinheiro (governo social ? solidário?), a realidade do canoense é um transporte público desastroso – com com milhões gastos em passagens que ninguém usa porque não tem horário de ônibus – o canoense vive com essa realidade, a da vergonha, da humilhação em postos de saúde, o deboche de assessores ligando para casa de idosos falecidos para agendar exames e consultas que esperavam há 2 anos – você assim como eu certamente conhece casos assim, não conhece? – A Canoas que não se quer ver é essa,  não está no instagram, facebook, não tem um grupo de comissionados compartilhando. Estranhamente o vídeo da UPA BOQUEIRÃO, passou por vários grupos e telefones, menos os telefones funcionais.

 A “cidade do Xis, que Voa”  deve ter voado para tão longe que não enxerga mais a população necessitada. A crítica deve sempre ser construtiva e sóbria, não torço contra governo nenhum, sou otimista, contudo deve haver um governo, deve existir o diálogo deve existir gestão. Perdemos a oportunidade em 2020 em renovar o legislativo que explora a cidade há mais de 4 décadas, democracia é renovação algo que os vereadores talvez não entendam ou ignorem, perdemos a oportunidade de renovar a política através do executivo, também por renovação, mas a maioria dos canoenses optarem em se omitir do chamado das urnas, e deixaram mais uma vez o povo mais humilde refém das velhas táticas de politicagem, politiqueiros esses acabaram se valendo da ausência do voto mais consciente e novamente ocupando a casa do povo e o paço municipal. 

A solução está no debate, fazer emergir uma solução que consiga unir a representação social e gestão técnica, a integridade política deve ser buscada e priorizada a renovação como essência da democracia, em novos quadros, mais comprometidos com a cidade, com servidor público e com a qualidade técnica. Esperamos não ficar mais refém de situações como a ocorrida na UPA, porque a “CidadeWeb” só enxerga por lentes embaçadas, que só vê a capina e pintura das calçadas. A indignação com a injustiça, é o início da reação que busca a mudança.

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img