Método começa a ser disponibilizado em 23 de fevereiro para meninas e mulheres de 14 a 49 anos
A partir do próximo dia 23 de fevereiro, a rede básica de saúde de Canoas passará a disponibilizar gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon. Considerado o método mais eficaz entre os disponíveis atualmente, ele apresenta taxa de falha de apenas 0,05%, índice inferior ao da laqueadura e da vasectomia.
O implante poderá ser utilizado por meninas e mulheres com idades entre 14 e 49 anos. Para realizar o procedimento, é necessário agendar consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Após avaliação médica, será feito o encaminhamento para a colocação do dispositivo.
Além de evitar a gravidez não planejada, o Implanon também contribui para o tratamento de condições ginecológicas, como endometriose, adenomiose e miomas. O método auxilia ainda no controle de sangramentos uterinos anormais e pode reduzir sintomas de tensão pré-menstrual (TPM) e cólicas.
Outro benefício é a possibilidade de retirada a qualquer momento, caso a mulher deseje engravidar. Após a remoção do implante, a fertilidade costuma retornar rapidamente.
Foto: Divulgação



