spot_img

Canoas inicia nova era na educação com o lançamento do programa Conecta+Canoas

Com um olhar voltado para o futuro da educação, Canoas lançou oficialmente o Conecta+Canoas, um programa inovador que une tecnologia, inclusão e estratégias pedagógicas para fortalecer o ensino público municipal. O evento de lançamento, realizado nesta semana, reuniu diretores, orientadores e supervisores das 44 escolas municipais de ensino fundamental da cidade, marcando o início de uma nova era na educação canoense.

Na primeira fase, o programa atenderá cerca de 9.800 alunos dos 4º, 5º e 6º anos, que passarão a utilizar em sala de aula uma plataforma educacional desenvolvida pela empresa pública Serpro. A ferramenta, personalizada para a realidade da rede municipal, começará a ser utilizada no segundo semestre e tem como objetivo melhorar o desempenho dos estudantes em avaliações como o SAERS e o SAEB, principais indicadores educacionais no Estado e no país.

Para o prefeito Airton Souza, o Conecta+Canoas simboliza o poder da união entre diálogo, tecnologia e compromisso com o ensino:

“Nada se constrói se não for pelo diálogo, conversa e fácil acesso. Hoje somos a primeira cidade do Rio Grande do Sul a implantar essa plataforma que vai ajudar a desenvolver a educação no nosso município. Temos tudo para fazer Canoas crescer cada vez mais”.

Já o vice-prefeito Rodrigo Busato ressaltou o potencial transformador do projeto:

“Esse programa trará tecnologia, inovação e inclusão. A primeira etapa atende uma parte dos alunos, mas logo será ampliado para toda a rede municipal.”

A proposta vai além da entrega de tecnologia. O programa prevê formações para as equipes diretivas das escolas, garantindo que todos — diretores, orientadores, supervisores — compreendam e saibam utilizar as ferramentas, repassando o conhecimento para professores e alunos.

Para a secretária de Educação, Beth Colombo, a iniciativa é um passo decisivo rumo à equidade:

“Estamos dando o nosso melhor para que nossos alunos e professores tenham acesso ao que há de mais moderno. É uma plataforma que oferece as mesmas oportunidades para todos, sem exceções.”

A assessora superior de monitoramento, Daniele Ilha, complementa:

“O foco está na aprendizagem e no fortalecimento da escolarização. A plataforma vem para contribuir com o desempenho educacional de toda a rede.”

Além do uso em sala de aula, o Conecta+Canoas será expandido em duas novas etapas. Em 2025, os alunos também poderão acessar a plataforma de casa, aumentando as possibilidades de estudo e reforço escolar fora do ambiente escolar. A última fase prevê a ampliação do programa para os demais anos do Ensino Fundamental, alcançando todos os estudantes da rede.

Com essa iniciativa, Canoas reafirma seu compromisso com uma educação pública moderna, inclusiva e preparada para os próximos desafios. O Conecta+Canoas é mais do que uma ação educacional: é um novo caminho para transformar realidades por meio do conhecimento.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img