Nova estrutura terá capacidade para atender cerca de 8,7 mil moradores e ampliará os serviços de atenção primária à saúde
A Prefeitura de Canoas assinou, nesta quarta-feira (24), a Ordem de Início de Serviço (OIS) para a construção do novo prédio da Unidade de Saúde Boa Saúde, no bairro Rio Branco. A obra representa um importante investimento na ampliação da rede municipal de atenção primária e beneficiará aproximadamente 8,7 mil moradores da região.
A futura unidade contará com quatro equipes de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo os serviços oferecidos à população.
Nova estrutura ampliará atendimento à comunidade
Atualmente, a US Boa Saúde funciona em espaço compartilhado com a Unidade de Saúde Pedro Luiz da Silveira, também localizada no bairro Rio Branco. A situação limita a expansão dos atendimentos e dificulta o crescimento da oferta de serviços à comunidade.
Com a construção de uma sede própria, a unidade passará a contar com uma estrutura mais moderna e adequada para pacientes e profissionais de saúde.
Entre os benefícios previstos estão:
Ampliação da oferta de consultas médicas e de enfermagem;
Expansão dos procedimentos realizados na unidade;
Fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde;
Mais conforto para usuários e servidores;
Melhor acessibilidade e organização dos serviços.
Parceria entre Prefeitura e Governo Federal
A obra será executada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Canoas e o Governo Federal, reforçando os investimentos na atenção primária à saúde, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o ato de assinatura da ordem de serviço, o prefeito Airton Souza destacou a importância do investimento para a população.
“A assinatura desta Ordem de Início de Serviço representa mais um compromisso que estamos transformando em realidade. A saúde é uma das maiores demandas da população e estamos trabalhando para ampliar a capacidade de atendimento em todas as regiões da cidade.”
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, ressaltou que a nova unidade permitirá ampliar significativamente a capacidade operacional da equipe.
“A nova Unidade de Saúde Boa Saúde permitirá dobrar a equipe de atendimento. Hoje a equipe atua em um espaço compartilhado, e a construção de uma sede própria vai garantir mais conforto, organização e eficiência no cuidado prestado à comunidade.”
Fortalecimento da atenção básica
A construção da nova unidade integra o conjunto de investimentos realizados pelo município para qualificar os serviços de saúde e ampliar o acesso da população aos atendimentos básicos.
Com a nova estrutura, a expectativa é oferecer mais agilidade, qualidade e resolutividade nos atendimentos prestados aos moradores do bairro Rio Branco e região.
Foto: Vinícius Medeiros






