Investimento de R$ 2,78 milhões garante espaço moderno e mais acessível à comunidade.
Foi inaugurada na manhã deste sábado (13) a Unidade de Saúde João-de-Barro, localizada na Rua Itamar de Mattos, nº 1300, no bairro Niterói. O investimento de R$ 2,78 milhões deu início à obra em 2023, agora entregue à população.
O prefeito Airton Souza destacou que a nova unidade foi construída para oferecer acesso digno e humanizado à comunidade.
“A entrada do sistema começa pela unidade de saúde. Aqui os trabalhadores têm carinho, empatia e gestão humana para atender e cuidar bem das pessoas, porque elas vêm quando estão passando por alguma dificuldade. O primeiro passo é o acolhimento”, afirmou.
Ele também ressaltou que o município tem destinado 30% dos recursos para a Saúde, o dobro do exigido constitucionalmente.
Superando desafios pós-enchente
O vice-prefeito Rodrigo Busato lembrou que a inauguração tem um peso ainda maior diante das dificuldades enfrentadas pela cidade após a enchente.
“Com esse novo espaço, ampliamos a qualidade do atendimento e mostramos que o caminho daqui em diante precisa ser de mais entregas e mais compromisso com a população. Nada se faz sozinho, tudo se faz a muitas mãos”, disse.
Melhor localização e acesso ampliado
A secretária municipal de Saúde, Ana Boll, ressaltou que a mudança de endereço da antiga unidade Concoban para o Niterói garante mais acessibilidade. “Aqui, milhares de pessoas que antes tinham dificuldade de acesso vão poder ser cadastradas e atendidas. É uma localização geoespacial muito melhor do que a anterior”, avaliou.
Já a presidente da Fundação Municipal de Saúde de Canoas, Raquel Caetano, afirmou que a inauguração representa um marco para a cidade: “Agora a comunidade deixa de ser atendida em espaço adaptado e passa a contar com uma sede própria, estruturada e acolhedora, preparada para receber milhares de habitantes com dignidade e qualidade”.
Voz da comunidade
Moradora ao lado da nova unidade, a dona de casa Eloá de Lima, 60 anos, comemorou a conquista: “Vai facilitar para muita gente, principalmente para os idosos. Acredito que aqui vai ser bem melhor, porque tem um espaço maior”, destacou.
Estrutura e funcionamento
A partir de segunda-feira (15), a João-de-Barro contará com:
- 3 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF)
- 1 equipe odontológica
- 8 agentes comunitários de saúde, responsáveis por visitas domiciliares e orientações
- 3 agentes de endemias, atuando no controle e prevenção de doenças no território
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Foto: Vinícius Thormann