Evento reuniu comunidade, entidades e gestores para discutir avanços e desafios das políticas públicas no município.
Nesta quinta-feira (14), a Associação Pestalozzi de Canoas sediou a XVI Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”. O encontro promoveu debates e troca de experiências entre usuários, trabalhadores, representantes de entidades e gestores, com foco no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção social.
O objetivo foi ampliar o diálogo sobre políticas públicas nas esferas municipal, estadual e nacional, além de construir propostas que fortaleçam o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edina Aparecida Alegro, destacou a relevância do momento: “estamos vivendo um espaço muito importante de fala e escuta para tratar de políticas ligadas à assistência social em todas as esferas”.
Já Paola Estalamartes, integrante da Associação das Senhoras das Campanhas dos Bebês, ressaltou a importância do apoio institucional. “Somos gratos pelo apoio da Prefeitura e de instituições parceiras. Nosso foco é trabalhar o fortalecimento do vínculo familiar”, afirmou.
O secretário de Assistência Social de Canoas, Márcio Freitas, reforçou o compromisso da gestão municipal: “estamos participando deste grande evento com o comprometimento de manter e ampliar as políticas públicas de assistência social, voltadas especialmente para a população que mais precisa”.
20 anos do SUAS: contexto e relevância
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) teve suas bases de implantação consolidadas em 2005, consolidando-se como um instrumento essencial na garantia de direitos e no combate às desigualdades sociais no Brasil. A conferência em Canoas reforçou o papel estratégico da participação social na formulação e aprimoramento dessas políticas.
Foto: Vinicius Thormann