Iniciativa do gabinete do vice-prefeito Dr. Levi Melo oferece transporte gratuito e incentiva solidariedade até a inauguração da Unidade de Coleta de Sangue no município
“Normalmente, as pessoas doam quando têm um familiar precisando, mas, independentemente dessa situação, precisamos ter consciência de que sempre há alguém necessitando. E todos, de certa forma, somos familiares, pois um depende do outro.” A declaração é da moradora do bairro São Marcos, Mariana Flor Grala, minutos antes de embarcar na van da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) rumo ao Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira, 20.
O transporte gratuito de doadores até o Hemorgs é uma das ações promovidas pela campanha “Doe Sangue e Compartilhe Vida”, iniciativa do gabinete do vice-prefeito Dr. Levi Melo, em vigor desde julho. Sempre na terceira quarta-feira de cada mês, a van da Prefeitura leva voluntários até a Capital, incentivando a doação de sangue e a conscientização sobre a importância do gesto.
A ação será mantida até a inauguração da Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí, que está sendo construída junto à UPA da 74, com previsão de entrega no início de 2026.
Crescente adesão da comunidade
Na ação desta quarta-feira, nove pessoas foram transportadas até o Hemorgs. Devido ao número expressivo de inscritos, um transporte extra para mais nove doadores foi disponibilizado e acontecerá na próxima sexta-feira, 22, com saída às 7h30 em frente à UBS Centro.
“Nossa população tem se engajado e respondido positivamente aos nossos chamados para a doação de sangue”, celebra o vice-prefeito Dr. Levi Melo. Ele lembra que são ofertadas 14 vagas na van a cada edição e que os interessados devem se inscrever por meio de formulário on-line disponível no site da Prefeitura.
As inscrições para a próxima ação, marcada para 17 de setembro, já estão abertas pelo link: clique aqui.
Unidade própria em Gravataí
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ressalta que, com a inauguração da nova estrutura no início de 2026, não será mais necessário o deslocamento até Porto Alegre. Ele também reforça a importância do compromisso dos inscritos: “Sabemos que podem ocorrer imprevistos, mas pedimos que a SMS seja avisada em caso de desistência, para que a vaga seja repassada a outro voluntário.”
Requisitos para doar sangue
Estar em boas condições de saúde
Apresentar documento oficial com foto
Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados de responsável legal)
Pesar no mínimo 50 kg (descontando vestimentas)
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h
Não ter ingerido álcool nas 12 horas anteriores
Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação
Reforçar a hidratação
Primeira doação até os 60 anos
Para trabalhadores noturnos: comparecer após período de descanso diurno
Foto: Divulgação