Um cabelo hidratado e cheio de vida é o sonho de qualquer mulher, não é mesmo? Não há sensação mais dolorosa do que notar que seus cabelos, que você cuida com tanto carinho, está ressecado. Um sinal claro de falta de saúde dos fios, o ressecamento é causado por diversos fatores externos como poluição, sol, sujeira, etc. Porém o uso contínuo de chapinhas e secadores também ajudam a agravar este problema.
Sejam os fios lisos, cacheados ou crespos, é preciso que haja um cronograma capilar específico para que eles estejam sempre fortes e brilhosos. A hidratação, por exemplo, é de extrema importância para manter a saúde dos cabelos e deve ser feita no mínimo uma vez a cada 15 dias.
Causas do cabelo ressecado
Pode-se dizer que a vida resseca o cabelo. Parece que não importa o que façamos: sempre estará áspero, opaco, sem brilho, com pontas duplas, com nós…
Nos perguntamos por que temos que sofrer com isso, e não nos damos conta do quanto estamos danificando nossas madeixas com nossas ações cotidianas. O cabelo se torna seco devido à baixa produção de óleo do couro cabeludo, que ajuda a proteger dos males externos. Mas na maioria dos casos os tratamentos químicos são os responsáveis por danificar os fios, tornando-os ressecados, quebradiços, com pontas duplas e cheios de frizz.
A chapinha ou o secador de cabelo, a água quente do chuveiro, pentear muitas vezes por dia, os penteados muito apertados, dormir com o cabelo molhado, usar tinturas químicas ou tratamentos muito invasivos e até a poluição ambiental danificam o cabelo.
O ressecamento também acontece porque o pH do cabelo se alterou e já não consegue revestir o fio completamente do óleo natural; este é um problema observado em pessoas com cabelos compridos. Mas calma, tudo tem solução.
O que fazer então? Não precisa ficar presa dentro de casa ou tomar banho com água fria no inverno, você pode aproveitar os benefícios da natureza para ter um cabelo bonito.
Para acabar com o ressecamento, basta investir em cuidados e garantir que suas madeixas estejam bem hidratadas. Fiquem ligadas nas dicas sobre:
- Lavar os cabelos
- Hidratar os fios
- Secar as madeixas
LAVAGEM:
Evite lavar os fios com água quente. A temperatura ideal fica entre morna e fria. A água quente remove a gordura natural dos fios e abre as cutículas do cabelo, deixando-o mais sensível ao sol e outros agentes causadores do ressecamento. Com a temperatura adequada, seus fios não ficarão nem secos nem oleosos. Para um efeito maior, recomendamos shampoos e condicionadores a base de manteiga de karitê, ceramidas, colágeno ou proteína hidrolisada.
HIDRATE:
Uma vez por semana hidrate os cabelos em casa com uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo e para o problema em questão. Não adianta nada comprar um creme para frizz se o seu problema é ressecamento.
Vá até uma loja de cosméticos e explique a vendedora qual o tipo de produto que você precisa. E não tenha medo de gastar; por mais caro que seja, o creme vai ajudar a devolver a vivacidade dos fios e restaurar os danos.
SECANDO:
De nada adianta todo o esforço para recuperar os fios se você usar secadores e chapinhas frequentemente. Agora, se realmente não pode abrir mão destes recursos, prepare para gastar mais um pouco:
- Compre produtos de proteção térmica para manter os fios blindados contra o calor.
- Ao fazer escova, prefira as redondas e grandes, com cerdas naturais.
- E não se esqueça de não encostar o secador nos fios. Mas não pense que você terá que dispor de rios de dinheiro todos os meses.
Se você não é de ir sempre ao salão, saiba que é possível fazer uma hidratação poderosa em casa com receitas fáceis e super práticas e, o melhor de tudo, com ingredientes acessíveis. Confere ai…
Receita N° 1
Ingredientes
- A polpa de um abacate
- 1 colher de azeite de oliva (16 g)
- 1 clara de ovo
Modo de preparo
- Amasse a polpa de abacate até conseguir um purê e misture com os outros ingredientes em um recipiente.
- Aplique no cabelo de forma homogênea.
- Deixe atuar por meia hora e enxágue com água morna. Depois, lave como de costume.
Além das qualidades do azeite de oliva, o abacate é fonte de vitaminas, aminoácidos e minerais, assim como de óleos saudáveis que recuperam a hidratação do cabelo.
Receita N° 2
Ingredientes
- 1 punhado de flores de hibisco
- 1/4 de xícara de gel de aloe vera (60 ml)
- 1 colher de azeite de oliva (16 g)
Modo de preparo
- Triture as flores de hibisco e extraia o gel de uma folha de aloe vera.
- Misture estes dois ingredientes com o azeite de oliva e aplique no cabelo lavado unicamente com xampu. É um condicionador natural que deixará seu cabelo bonito.
- Deixe atuar por 10 minutos e retire com água morna.
O aloe vera tem muitos benefícios como, por exemplo, combater a queda de cabelo, melhorar o aspecto do couro cabeludo, eliminar a caspa e suavizar o cabelo.
Receita N° 3
Ingredientes
- 3 xícaras de água morna (750 ml)
- 1 xícara de vinagre de maçã (250 ml)
Modo de preparo
- Misture ambos os ingredientes em um recipiente e, depois de lavar os fios como de costume, aplique a mistura nos cabelos.
- Deixe atuar entre 15 a 20 minutos e, em seguida, lave com água morna.
- Você também pode secar com uma toalha e deixar que o produto continue atuando. O problema às vezes é o forte aroma de vinagre, que mesmo que esteja reduzido ainda pode ser sentido.
Não repita este tratamento mais de uma vez no mês, pois poderá causar o efeito contrário.
O vinagre de maçã vem sendo utilizado há muito tempo para melhorar o estado geral do cabelo.
Permite limpar o couro cabeludo, combater a caspa e os piolhos, equilibrar o pH da pele e fornecer um aspecto mais saudável ao cabelo.
Além destes remédios caseiros para o cabelo ressecado, não se esqueça de cuidar dele corretamente, ou seja, usar um chapéu quando estiver no sol ou na cidade (também pode ser um lenço), não lavar com água muito quente, nem todos os dias, e não tocar muito no cabelo com os dedos ou mãos.