spot_img

Busato vota acompanhado da atual vice e do candidato a vice em Canoa

O atual prefeito de Canoas e candidato à reeleição, Luiz Carlos Busato (PTB), votou por volta das 10 horas na Escola Estadual André Leão Puente acompanhado da atual vice-prefeita Gisele Uequed (Rede) e do vereador e candidato a vice-prefeito, Dario Silveira (PDT).
Logo após foi a vez de Busato e Dario acompanharem a votação de Gisele na Universidade La Salle. O roteiro da manhã seguiu por volta das 11h com a votação do candidato a vice-prefeito Dario Silveira na Escola Estadual Padre Jaeger. Logo após, o trio se dividiu para acompanhar a votação de candidatos a vereador da Coligação Para Canoas Seguir em Frente, que conta com os partidos PTB, PDT, MDB, Rede, PL e DEM.

Biografia resumida:

Luiz Carlos Busato é formado em Arquitetura, foi servidor público de Canoas durante 10 anos, empresário da construção civil, secretário municipal de Planejamento Urbano de Canoas, vereador de Canoas, secretário estadual de Obras e eleito três vezes deputado federal. É prefeito municipal de Canoas desde 1º de janeiro de 2017.

Uma trajetória política de vitórias

Em 2016, Busato venceu as eleições municipais de segundo turno com 84.387 votos, o equivalente a 51,25% do total. A segunda colocada, Beth Colombo (PRB), ficou com 80.263 (48,75%). O petebista virou a eleição, tendo em vista que no primeiro turno, Beth obteve 45,79% e Busato 37,30%.
Busato nasceu em Caçador, Santa Catarina, mas veio para Canoas ainda durante a infância. Pouco tempo depois de se instalar na cidade, a família Busato iniciou a implantação dos primeiros cinemas de Canoas: Cine Teatro São Luiz, Cinema Niterói, Cinema Rio Branco, Cine Rex e Cinema Vitória. Formado em arquitetura, Busato foi funcionário público municipal durante dez anos. Antes de entrar para a política, Busato fundou a empresa Busato & Lottici, responsável por diversos empreendimentos em Canoas e cidades da região. E foi o conhecimento técnico aliado à capacidade de gestão e a experiência como empresário da construção civil que levou Busato a entrar na vida pública.
Em 2000, ele foi convidado a assumir como secretário de Planejamento Urbano. Durante o período à frente da pasta, Busato implementou obras importantíssimas para a cidade como o Parque Eduardo Gomes, o fechamento da vala da Rua Irineu de Carvalho Braga, a construção do Largo da Avenida Inconfidência e a revitalização do Guajuviras, além de coordenar a regularização de diversos loteamentos. Em 2004, Busato concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo e foi eleito vereador com 3.139 votos. Em 2006, se propôs a um desafio maior: trabalhar pelo Rio Grande do Sul no Congresso Nacional. O então vereador concorreu a deputado federal elegendo-se com 44.472 votos. O destacado trabalho na Câmara dos Deputados refletiu nas urnas em 2010: com crescimento superior a 50% em relação a votação anterior, Busato foi reeleito com 85.832 votos. Logo após as eleições, Busato foi convidado para assumir a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul. Ao assumir o novo compromisso, o deputado licenciou-se na Câmara Federal. A soma de uma década de um respeitado trabalho público fez com que Busato fosse um dos 10 candidatos à Câmara Federal mais votado do Estado em 2014, com 130.807 votos. Como parlamentar já figurou na lista dos mais influentes do Congresso Nacional. Outro feito histórico de Luiz Carlos Busato foi ter sido o deputado federal que mais trouxe emendas para o Estado do Rio Grande do Sul: R$ 1,5 bilhão. Em 2016, Busato foi eleito prefeito de Canoas e busca neste ano a reeleição.

 

 

spot_img
Wagner Andrade
Wagner Andradehttps://realnews.com.br/
CEO | Jornalista | Comunicador | Narrador | Te ajudo a fortalecer a marca da sua empresa através da comunicação
- Conteúdo Pago -spot_img