Depois de nossa matéria na data de ontem intitulada “apertem os cintos, o dinheiro sumiu” em que publicamos uma série de medidas que a Prefeitura anunciava na Instrução Normativa número dois, que afetaria diversos trabalhadores da Administração Pública, hoje o Prefeito disse que a publicação foi um erro.
Deu entrevista para o Aldeia, do Marco Leite, publicada com os seguintes dizeres;
Prefeitura de Canoas esclarece sobre a
INSTRUÇÃO NORMATIVA SMF Nº 01, DE 2020
Prezados servidores da Prefeitura de Canoas.
Venho esclarecer que um estudo de redução de gastos, realizado pela Secretaria da Fazenda, foi publicado por equívoco no dia de ontem nos nossos canais oficiais da prefeitura. O estudo foi realizado diante dessa preocupante queda de arrecadação que o Município enfrenta desde o início da pandemia da Covid-19. Ao tomar conhecimento do estudo no dia de hoje, orientei que não devemos realizar medidas que prejudiquem os servidores públicos. Ou seja, o documento publicado não tem nenhuma validade. Reafirmo mais uma vez o meu compromisso com os servidores que trabalham diariamente para construir uma Canoas cada vez melhor, inclusive nesse cenário de medo e incertezas que o mundo vive.
Finalizo dizendo que não estamos de braços cruzados. Orientamos as secretarias para que atuem na redução de gastos como energia elétrica, telefone, água, renegociação com fornecedores, entre outros. São medidas necessárias, que esperamos contar com o apoio de todos servidores, para que medidas mais severas não precisem entrar em prática.
Em um cenário de queda de arrecadação e de necessidade de recursos para áreas essenciais, eu e a vice-prefeita já reduzimos os nossos salários em 30% por 90 dias. Secretários municipais também estão aderindo ao percentual.
Seguiremos firmes, unindo esforços para vencer esta batalha.
Prefeito de Canoas
Luiz Carlos Busato
Essas são as informações trazidas pelo Prefeito.
Não sabemos ainda quem está assumindo o erro, mas o Prefeito assume que o erro foi do canal oficial da Prefeitura.
Pelo menos está diferente, ninguém está sendo acusado de fakenews, de que a instrução é da Bahia, que foi a gestão passada,… cremos que a farra das desculpas terceirizadas irá acabar em alguém do menor escalão do governo.
Vai que cola,…
Enquanto isso, não sabemos ainda o que os Vereadores estão deliberando, se irão seguir a mesma ideia de reduzir os próprios vencimentos ou não, pois a sessão não está sendo transmitida pelos canais habituais.
Vamos tentar descobrir e passar as informações.