Na manhã desta terça-feira (15), um amplo apagão deixou os cidadãos brasileiros às escuras, gerando uma onda de transtornos e interrupção de serviços públicos em todo o país. O incidente, que teve início por volta das 8h20min, revelou suas consequências mais severas nas regiões Norte e Nordeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) emitiu uma declaração oficial atribuindo o blecaute a uma “ocorrência na rede de operação”. De acordo com o comunicado, cerca de 16 mil megawatts de carga foram interrompidos, resultando na privação de energia em estados do Norte, Nordeste e Sudeste. Embora não mencionados explicitamente no comunicado, os estados das regiões Sul e Centro-Oeste também foram impactados pelo colapso energético.
Somente por volta das 9h15min é que o fornecimento de energia começou a ser gradualmente restabelecido em todo o território nacional. O Ministério de Minas e Energia confirmou as informações do ONS e divulgou que o ministro Alexandre Silveira ordenou a realização de uma investigação minuciosa para identificar as causas subjacentes a esse incidente alarmante.



