spot_img

Barro Vermelho celebra o Dia Estadual do Patrimônio Histórico com cultura, memória e resistência

Programação gratuita terá feijoada cultural, capoeira, roda de samba e exibição do MiniDoc “Roteiro das Iaiás – Quilombo Manoel Barbosa”



No próximo sábado, 16 de agosto, o bairro Barro Vermelho, em Gravataí, será palco de uma celebração especial pelo Dia Estadual do Patrimônio Histórico. Mais do que um evento, o encontro será uma afirmação de identidade e valorização das tradições da comunidade quilombola.

Entre a batida do tambor, o aroma da Feijoada Cultural e o colorido da Feirinha Afro, um dos pontos altos será a exibição do MiniDoc “Roteiro das Iaiás – Quilombo Manoel Barbosa”, produção da Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O documentário, com direção de Giulliano Pacheco, roteiro de Carlos Albani e produção de Ângela Xavier, registra as memórias e a força das mulheres da comunidade, guardiãs da oralidade e da espiritualidade.

Essa é a segunda obra audiovisual da Secretaria, sucedendo o documentário “Seis de Maio: 69 anos de história e resistência”.

Programação

Além da exibição do MiniDoc, o público poderá participar de diversas atividades gratuitas:

Capoeira

Roda de samba

Conversas abertas sobre patrimônio cultural

Feirinha Afro com artesanato e produtos locais

A Feijoada Cultural, preparada pela Associação da Comunidade Remanescente do Quilombo Manoel Barbosa, será servida às 12h30, ao valor de R$ 30,00. Reservas pelo telefone (51) 99732-0615.

Segundo a Secretaria de Cultura, o evento reforça que o patrimônio cultural vai muito além de prédios e monumentos: ele vive nas pessoas, nos gestos e na coragem de manter viva a memória coletiva.

A programação integra a agenda oficial do Dia Estadual do Patrimônio Histórico, organizada pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC), com participação da Prefeitura de Gravataí.



Foto: Divulgação

spot_img
spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img