Capacitação foi promovida pela Prefeitura em parceria com o Senac Gravataí e aprimorou o atendimento prestado à população
Os atendentes da Central de Marcação de Consultas (CMC) de Gravataí concluíram, nesta sexta-feira (3), um curso de qualificação em teleatendimento em serviços de saúde, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Senac Gravataí.
Durante quatro encontros, 17 profissionais participaram da capacitação, que abordou linguagem adequada no atendimento ao público, formas de tratamento, gerenciamento emocional e ética profissional no atendimento telefônico. Atualmente, a CMC realiza cerca de 9,2 mil agendamentos por mês de consultas e exames especializados para os cidadãos gravataienses.
“Nosso objetivo é sempre fortalecer e qualificar a assistência em saúde à população. Sabemos da importância desse serviço e da necessidade de acolher com empatia aqueles que aguardam uma consulta ou exame. Capacitar nossos atendentes é fundamental”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Formação voltada à empatia e ao profissionalismo
As aulas foram ministradas pela professora de Gestão do Senac, Ângela Valentini Schiochetti, e tiveram foco na comunicação assertiva e acolhedora, um dos pilares para o bom atendimento ao público.
“A missão dos atendentes é ligar para os usuários do SUS e informar sobre agendamentos de consultas e exames, sempre com acolhimento, respeito e empatia. Essa postura reflete diretamente na qualidade do serviço e no bem-estar do usuário”, ressaltou Ângela.
Durante o curso, os participantes realizaram dinâmicas práticas e simulações de situações do dia a dia do atendimento. Foram abordados temas como etiqueta e ética profissional, cuidados com a voz, vícios de linguagem, protocolos de atendimento, gestão de conflitos e comunicação eficiente — pontos essenciais para aprimorar o relacionamento entre profissionais e usuários do sistema de saúde.
“O treinamento reforça o compromisso da Prefeitura com um atendimento mais humano, eficiente e respeitoso, valorizando os profissionais que estão na linha de frente do contato com a população”, completou Régis Fonseca.
Foto: Gabriel Muniz