O multiempreendedorismo LGBT+ será o foco de eventos que seguem com arte, cultura e debates, marcados pela busca resiliente e resistente da comunidade da diversidade no enfrentamento dos agravos causados pela catástrofe ambiental. Junho, o mês do orgulho, chega com essa energia.
DiversidARTE, em sua segunda edição, é uma mostra de obras que homenageiam Fernando Baril, reafirmada por pingentes inspirados em sua arte, confeccionados em cerâmica por Tati Zelensky.
O Troféu Sylvinha Brasil, homenagem à saudosa apresentadora da Parada de Luta LGBT+ de Porto Alegre, será entregue na leitura geométrica e figurativa de Marilene Sant’Anna. O troféu carrega uma simbologia de elevação, remetendo a um pássaro. Será concedido àqueles que buscam voos altos e afirmativos na cultura e nas políticas públicas em prol da verdade, no dia 29 de junho, durante a concentração da Parada de Luta LGBT+ na Redenção.
Os debates ocorrerão no dia 6, na Câmara Municipal de Porto Alegre, com foco em reflexões sobre o turismo gay friendly, contando com a representação do FESTURIS.
Comporão a mesa: Álvaro Machado e Filipe Tisbieriki, Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da capital.
Vamos refletir sobre questões culturais coloridas com a Secretária da Cultura, Liliana Cardoso, além de tratar de demandas que estarão contempladas na Conferência Municipal LGBT+, com Maria Odete Bento, coordenadora de Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero.
A Miss Universo Trans Brasil Curve, Kamille Maria, falará sobre seu trabalho com fotografia e o empreendedorismo maternal em sua experiência de adoção.
Com o vereador Giovani Culau, Sarita Gonçalves (do Coletivo Moradia LGBTQIAPN+ do RS) e Bianca Hilbert (presidenta da Diversidade da OAB-RS), discutiremos habitação e demandas diante da crise pós-enchentes.
As necessidades de políticas públicas e força afirmativa nos eventos serão abordadas por Roberto Seintenfus e Gaio Fontella.
Haverá espaço para o investimento em pesquisa e educação com “O Close”, da UFRGS, e a participação de Mozart Matheus, licenciado em História pela UFPel, mestre e doutorando em História na UFRGS.
Michele Vieceli, da DaLuz Cervejaria, e Patrícia Philips, CEO do Portal Abalô, discutirão a importância desses eventos para os feirantes da Diversidade Sexual como empreendedores.
Encerramos com a exibição do vídeo documental “Feira Baile: As Cores do Empreendedorismo”, com direção de Gaio Fontella, edição de Bibiana Paiva e Alexandre Dias, e pós-produção de Rudjere Schultz.
E no domingo, dia 8, tem festa com tudo o que é produzido pela comunidade, das 14h às 2h, na Feira Baile, na Praça Brigadeiro Sampaio.
Convocamos ativistas e simpatizantes a apoiarem esses eventos interligados, que profetizam a edificação de um “South Summit” colorido e democrático.
Nossa capa faz homenagem à icônica e saudosa Nega Lu.