Amar ao próximo

Amar o próximo é uma atitude que beneficia o outro, mas também a nós mesmos. O que muitas pessoas não percebem é que a manifestação desse sentimento pode ser feita de diversas formas.

Muitos acreditam que demonstrar amor está relacionado a abraços ou a outros atos mais concretos, como demonstrar isso verbalmente.

Na verdade, amar o próximo também está presente em atitudes simples do nosso dia a dia, como ter empatia, respeito e ser solidário.

Além disso, esse sentimento não deve se limitar às pessoas que estão ao nosso redor ou àquelas que fazem parte do nosso círculo familiar ou de amigos: o mundo precisa de mais amor como combustível para mudar vidas!
A importância de amar o próximo
Amar o próximo é também uma maneira de respeitar a sua existência. Quando colocamos esse sentimento em prática e o distribuímos para as pessoas, é como se nós falássemos a elas o quanto são importantes.

Engana-se quem pensa que o amor deve ser demonstrado apenas para aqueles que têm participação direta no nosso dia a dia. Na verdade, esse sentimento é a base para melhorar e mudar a vida de muitas pessoas.

Sem conseguir amar o próximo não é possível, por exemplo, ter empatia. A ausência desse tipo de emoção não permite nos colocarmos no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando. Consequentemente, não nos importamos e nem buscamos meios de ajudá-lo.

Ou seja, podemos dizer que amar o próximo é o princípio para boas atitudes. Esse é o sentimento que nos faz mudar a forma de pensar, de agir e até de nos portar, intensificando o respeito e o cuidado que temos uns com os outros.
Deus nos ama, por isso enviou o Seu Filho para nos salvar. O amor é uma característica distintiva de Deus. Ele ama a todos da mesma maneira e nós também somos chamados para amar uns aos outros.

Amar o nosso próximo é um mandamento, por isso, se não amamos, estamos desobedecendo. Se nós amamos a Deus, também temos que amar o nosso próximo.
Mas quem é o meu próximo?
Muitas vezes podemos dar desculpas para a nossa falta de amor em relação a alguém, dizendo que tal pessoa não é o nosso próximo. Mas o nosso próximo é qualquer pessoa que necessita da nossa ajuda.

Muitas vezes a distância física não permite que ajudemos alguém de algumas maneiras, mas isso não nos impede de amar. Quem ama ora, intercede e pede a Deus para abençoar aqueles que estão em sofrimento, mesmo que eles tenham nos prejudicado de alguma forma.

Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.
1 João 4:7-8

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img