As Paralímpiadas Escolares 2022 aconteceram na cidade de São Paulo na última semana. O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Os alunos de escolas públicas moradores do município, Ana Carolina Matias, Beatriz Machado, Gabriel Corso e Lauryen Júlia Leite Madeira da Costa conquistaram ao todo na competição, 12 medalhas de ouro, quatro de prata e três de bronze.
As categorias em que os atletas competiram foram: livre, peito, costas, borboleta e medley. Os paratletas representaram muito bem as suas escolas e vem se destacando em competições nacionais e internacionais. “Foi eletrizante mais uma vez estar participando dessa competição e conseguir ver toda a evolução que esses atletas têm conquistado. É gratificante!Tenho muito orgulho de todos e com certeza estamos no caminho certo. O paradesporto em Canoas está se tornando referência para região Sul e para o Brasil”, comenta a treinadora e coordenadora da equipe gaúcha de para natação, Fernanda Michaelsen.
Os atletas foram competir por suas escolas e praticam as atividades e treinos através do Programa Atleta Cidadão do Futuro Paradesporto (ACF) em parceria com a Associação Esporte+. O paradesporto na cidade vem ganhando força e investimento nos programas oferecidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel). Também na última semana, os secretários adjuntos do esporte Jerson Cunha e Renan Baum, entregaram ao CPB a carta de intenção para que Canoas seja um centro de referência paradesportivo, “Queremos possibilitar cada vez mais a esses atletas a oportunidade de participar e praticar modalidades esportivas. O objetivo é que o município tenha como oferecer ao paratletismo condições de desenvolver as habilidades desses atletas, que são muito talentosos e merecem esse destaque. É um compromisso com o paradesporto que nós da Smel, junto da Prefeitura de Canoas, nos disponibilizamos a fazer pelos atletas na Região Sul”, destaca o secretário adjunto do esporte, Jerson Cunha.
O programa Atleta Cidadão do Futuro Paradesporto vem realizando um trabalho em conjunto com professores e técnicos desde junho deste ano. O objetivo é propiciar e oportunizar o incentivo à inclusão e ao desenvolvimento de atividades esportivas de paratletas e também a integração social.