Estudantes do 4º ano conheceram as etapas do tratamento de água e refletiram sobre a importância do descarte correto de resíduos durante atividade de educação ambiental em Canoas.
Canoas – 14 de outubro de 2025 – Alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pinto Bandeira participaram, nesta terça-feira (14), de uma visita educativa à Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A atividade teve como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância do uso responsável da água e do descarte correto de resíduos.
Durante o passeio, os estudantes puderam conhecer de perto todas as etapas do tratamento da água. O processo inicia pelo tratamento mecânico, onde são separados os resíduos maiores que chegam pelo esgoto e que não deveriam estar ali. Em seguida, ocorre a etapa de aeração, ou tratamento biológico, em que bactérias auxiliam na purificação do esgoto.
Na terceira fase, ocorre o tratamento químico, com o uso de sulfato de alumínio e cal para ajustar o pH e retirar o fósforo. Por fim, no tratamento terciário, é feita a separação do lodo da água já qualificada.
A professora Andreia Santana destacou a importância da experiência prática.
“Esses conteúdos estão sendo trabalhados em sala de aula, muito em função das enchentes que enfrentamos. Muitos dos problemas ambientais que temos por aqui são causados pela falta de cuidado na separação do lixo. A nossa esperança é que os alunos levem esses conhecimentos para casa e que as coisas comecem a melhorar”, afirmou.
O supervisor de operações da Corsan, Emerson Flores, também ressaltou o impacto da atividade.
“Se de todos esses alunos quatro saírem daqui sabendo como fazer o descarte correto do lixo, eu já vou me sentir extremamente orgulhoso do trabalho que fizemos hoje”, comentou.
A ação integra as atividades de educação ambiental promovidas em parceria entre a Corsan e a Prefeitura de Canoas, reforçando o compromisso com a formação cidadã e a sustentabilidade.
Foto: Vinícius Thormann