Cinco estudantes de Gravataí foram premiados regionalmente, e uma aluna representará o município na etapa nacional em Maringá, com viagem custeada pelo Sicoob.
Cinco alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Florido foram premiados, nesta terça-feira, 18, no Concurso Cultural Sicoob 2025, iniciativa que estimula conhecimentos sobre cooperativismo e práticas colaborativas na rotina escolar. Entre os ganhadores, a estudante Gabrielly Kauane Matos, do 7º ano, venceu a etapa regional e garantiu vaga na competição nacional, em Maringá (PR), com viagem totalmente custeada pelo Sicoob.
“Parabéns aos nossos alunos pela participação e pela premiação neste importante evento, que reforça a importância de cultivar, desde a infância, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e colaborativa”, destacou a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun.
A edição deste ano envolveu mais de 1.800 estudantes de 15 escolas do Rio Grande do Sul. Do total de sete premiados no Estado, cinco são de Gravataí — todos da Emef Jardim Florido: além de Gabrielly, foram reconhecidos Laura Duarte, Sheron Lisboa, Matheus Titoni e Maria Luiza Magni.
A diretora da escola, Bianca Menger Eberhardt, celebrou o resultado e reforçou o impacto do projeto na formação dos estudantes.
“Ficamos muito felizes e orgulhosos de termos alunos vencedores deste concurso. É um projeto que nos motiva e valoriza as produções e o desenvolvimento dos estudantes.”
Com o tema “Diversidade que soma, cooperação que multiplica”, o concurso incentivou produções em narrativas e histórias em quadrinhos nas turmas do 3º, 5º, 7º e 9º anos. A proposta visa evidenciar como diferentes histórias, habilidades e origens se fortalecem quando unidas, reforçando o papel do cooperativismo na construção de um futuro mais inclusivo.
A gerente regional da Sicoob Três Fronteiras, Lislaine Nascimento, destacou a parceria com a escola:
“Esses trabalhos envolveram muitas escolas, e cada faixa etária contou com um trabalho diferente. Queremos, cada vez mais, ajudar as nossas escolas a formar cidadãos conscientes.”
Gabrielly viaja para Maringá no dia 10 de dezembro, acompanhada por um responsável e pela professora Laura Santos, com passagem e hospedagem fornecidas pelo Sicoob. Caso vença a etapa nacional, ela representará o Estado no evento final, em Brasília.
Também participaram da entrega das premiações as servidoras da Secretaria Municipal de Educação (Smed) Claudia Raffo e Daiane Carbonera, da Assessoria Pedagógica.
Foto: Gabriel Muniz



