spot_img

Alta de casos de Covid 19 fazem universidades do Rio voltem a recomendar o uso de máscaras dentro das instituições

As máscaras de proteção contra a transmissão da Covid-19 estão aos poucos voltando às salas de aula, a começar pelas universidades. Pelo menos quatro instituiçõesdo Estado do Rio divulgaram nota defendendo o seu uso, sendo três públicas e uma privada. São elas: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

O aumento no número de casos acendeu um alerta para a SES. O secretário da pasta, Alexandre Chieppe, explicou que, apesar de a transmissão ainda ser baixa, a população precisa se precaver: “Estamos observando em diversos países do mundo um aumento na transmissão de coronavírus relacionado ainda à variante ômicron, que é a prevalente também no estado do Rio de Janeiro. Neste momento, a transmissão ainda é baixa no estado, mas temos acompanhado o cenário em outros estados, como São Paulo, e temos um plano de contingência, que será colocado em prática se necessário. A testagem em larga escala é extremamente importante para o monitoramento do cenário epidemiológico. Ela permite que as medidas necessárias de contenção sejam adotadas diante de um caso confirmado ou de um possível aumento de casos”.

A UFRJ, através do Centro de Triagem Diagnóstica (CTD/NEEDIER), publicou uma nota técnica na última quinta-feira (3) alertando para o aumento de casos da doença, “considerando os resultados de testagem para covid-19, que demonstram o aumento da positividade, nas últimas semanas, de 2,6% em setembro para 18,3% em outubro”. O texto recomendou o retorno ao uso de máscaras em ambientes fechados ou de aglomeração e ressaltou a importância de estar com o esquema vacinal atualizado.

Apesar do aumento no número de casos, o CTD não recomendou a interrupção ou suspensão automática das atividades presenciais, devido à fase atual da pandemia e à cobertura vacinal estimada pelo Corpo Social da Universidade para covid-19.

A UFRJ também reiterou a importância das doses de reforço da vacinação contra a covid-19 e da manutenção de medidas preventivas, como distanciamento interpessoal, uso de máscara e higienização frequente das mãos.

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img