Se sentir péssima de vez em quando é uma reação natural a situações difíceis, como o fim de um relacionamento, uma demissão ou uma doença que aflige alguém que amamos, ou até mesmo conviver diariamente com um chefe ou colega chatos, são situações que afetam o emocional de qualquer um.
Quando estamos pra baixo, temos tendência a optar por alimentos pouco saudáveis, abusar de doces e bebidas alcoólicas, o que só piora ainda mais os sentimentos de inferioridade.
Uma das maneiras de diminuir a ansiedade e de estimular o bom funcionamento do sistema nervoso é por meio do consumo de alguns alimentos específicos.
Alface
Você sabia que a alface pode deixá-lo calmo? Isso mesmo, o talo do vegetal contém uma substância chamada lactucina, que age como calmante. Ela também possui fosfato, que contribui ao combate ao cansaço, depressão e confusão mental.
Laranja
Mais do que tomar um copo de suco de laranja para prevenir gripes e resfriados, a fruta ajuda o sistema nervoso a trabalhar de maneira contínua, devido à concentração de vitamina C, vitaminas do complexo B e cálcio. Por ser energética, a laranja ainda previne a fadiga.
Ovos
As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade.
Mel
Esse alimento tem o poder de estimular a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer.
Banana
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia.
Uva
A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim. Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético.