A partir desta sexta-feira (23), de acordo com a Climatempo Meteorologia, o Rio Grande do Sul enfrentará um retorno da instabilidade. Durante a madrugada e a tarde de sexta, espera-se um aumento na precipitação nas regiões Norte, Noroeste, Serra e Litoral Norte. As temperaturas permanecerão baixas devido às condições climáticas fechadas.
Esse alto volume de chuva está associado a um fenômeno meteorológico conhecido como cavado, um sistema de baixa pressão que influencia a formação de nuvens e instabilidades. A Climatempo Meteorologia alerta para o risco de tempestades, rajadas de vento e acúmulo significativo de chuva, que podem resultar em áreas alagadas.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de chuva intensa para a região, válido até as 8h de sexta-feira. O órgão destaca a possibilidade de descargas elétricas, ventos de até 70 km/h e eventual queda de granizo nas áreas destacadas em vermelho no mapa. Em caso de emergência, os moradores devem ligar para os números 190 ou 193.
Em Porto Alegre, é esperada chuviscos durante a primeira metade do dia, enquanto a tarde e a noite de sexta-feira serão mais nubladas, mas sem chuva. Nas demais áreas do estado, o tempo permanecerá estável. As temperaturas permanecerão baixas ao longo de toda a sexta-feira em todo o Rio Grande do Sul.
Entre sábado (24) e segunda-feira (27), a instabilidade estará concentrada no Centro e Sul do estado, com risco de fortes pancadas de chuva, acompanhadas por rajadas de vento, raios e granizo.
Segundo a Climatempo, o estado gaúcho enfrentará a passagem de quatro frentes frias até o dia 1° de julho. A primeira onda de frio chegará neste fim de semana, seguida pela segunda no início da próxima semana.



