Filme de Walter Salles com Fernanda Torres, no papel principal, foi indicado em 3 categorias no Oscar: melhor atriz, melhor filme (a categoria máxima) e melhor filme internacional. É a 1ª vez que o Brasil concorre na categoria de melhor filme.
Adiada por duas vezes antes do anúncio de hoje, por conta dos incêndios. As indicações para o Oscar aconteceram na manhã desta quinta-feira (23). À premiação final com ganhadores de cada categoria acontecerá em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
No início do ano, Fernanda Torres já tinha ganhado o Globo de Ouro, como melhor atriz de drama. Na ocasião, Fernanda se mostrou surpresa com o prêmio e nem chegou a preparar um discurso para receber a premiação. Foi a primeira vez que um artista brasileiro venceu a premiação. Sua mãe, Fernanda Montenegro, havia concorrido na mesma categoria em 1998, com Central do Brasil, mas não levou.
O filme
Baseado no livro, de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva, filho de Rubens e Eunice Paiva, interpretados no filme por Fernanda Torres (e posteriormente Fernanda Montenegro) e Selton Melo. Conta o drama da família Paiva depois que o progenitor da família, o ex-deputado Rubens Paiva, é levado pelos cães da ditadura e Eunice precisa viver o luto sem corpo, pois o corpo do marido nunca foi encontrado, e, ainda assim, assumir a responsabilidade com as despesas da casa, a criação dos filhos e a luta por justiça.