Profissionais foram treinados para agir em situações de urgência durante visitas domiciliares
Nesta segunda-feira, 25, agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) de Gravataí participaram de uma capacitação em primeiros socorros. A formação, com aulas teóricas e práticas, incluiu oficinas de reanimação cardiopulmonar (RCP), técnicas de desengasgo, imobilização, cuidados com ferimentos e contenção de hemorragias.
De acordo com a coordenadora do Samu de Gravataí, Jane Fraga, o treinamento busca preparar os profissionais para agir de forma rápida em situações de urgência:
“Nosso intuito foi capacitar o grupo para o reconhecimento de situação de urgência e emergência na ocasião de visitas domiciliares, o manejo correto e o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192, se necessário. Os ACS e os ACE são apoiadores nesse processo, pois estão diariamente em contato com usuários.”
Formação em etapas
Ao todo, 35 profissionais participaram da atividade desta segunda. Outros 35 servidores serão capacitados na sexta-feira, 29, além das duas turmas que já receberam a formação anteriormente, contemplando assim todos os trabalhadores das áreas.
Para o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a qualificação fortalece o atendimento básico:
“Eles são fundamentais para a saúde dos nossos munícipes e desempenham um papel muito importante na promoção à saúde da população.”
Programa Mais Saúde com Agente
A ação integra o Programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde, que tem como objetivo qualificar ACS e ACE, aproximando ainda mais a Atenção Básica da Vigilância em Saúde.
Os agentes são essenciais na Estratégia Saúde da Família (ESF), atuando na prevenção de doenças, promoção da saúde e acompanhamento das famílias em seus territórios. Com a formação, esses profissionais passam a estar ainda mais preparados para identificar riscos, apoiar o cuidado e contribuir para o fortalecimento do SUS em Gravataí.
Foto: Gabriel Muniz