Escola promete encantar a avenida com o tema “Amazônia Tāwapayêra – A Aldeia Guardiã dos Encantos da Floresta!”
Neste sábado, 6, a quadra da Acadêmicos de Gravataí se transformou em palco de sonhos e cores com a apresentação do projeto de carnaval para 2026. O secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, representando o Executivo Municipal, recebeu da presidente da escola, Rita Bitencourt, o plano de trabalho da agremiação.
“Nos últimos anos, a Prefeitura tem apoiado a Acadêmicos de Gravataí, e é um orgulho para nossa cidade ver o brilho do carnaval da escola, que é a única de fora de Porto Alegre a conquistar o título. Projetos como este celebram nossa cultura e encantam toda a comunidade”, destacou Giulliano.
A presidente Rita Bitencourt apresentou o enredo “Amazônia Tāwapayêra – A Aldeia Guardiã dos Encantos da Floresta!”, ressaltando a proposta de valorizar as lendas, os povos originários e a transformação de Manaus. “Queremos levar à avenida a alma da Amazônia, mostrando que o carnaval é também arte, memória e educação. E, claro, nossa escola vem para brigar pelo bicampeonato”, afirmou.
O projeto, assinado pelo carnavalesco Rafael Saraiva e com texto do enredista Ramon Gadenz, promete transportar o público para o coração da floresta amazônica, no desfile do Grupo Ouro. A apresentação ocorreu um dia após o Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, e encantou com um vídeo temático, a performance da comissão de frente e a participação de artistas de Parintins, que ajudaram a dar vida à criação.
Além da divulgação do enredo, a noite teve espaço para homenagens. O comunicador Odir Ferreira, embaixador do Carnaval Enfoco, celebrou 72 anos sendo reverenciado pela comunidade carnavalesca.
O evento também contou com a presença do deputado estadual Dimas Costa e do vereador Alex Peixe, que prestigiaram a apresentação e reforçaram o apoio à cultura local.
Foto: Tiago Cechinel