spot_img
spot_img

A QUALIDADE DOS CURSOS TÉCNICOS E PROFISSIONAIS SÃO EXIGÊNCIA DO MERCADO DE TRABALHO

A educação é pauta constante em qualquer debate e roda de conversa que participo, na última semana em um evento acadêmico que debate a qualidade do serviço público e mercado de trabalho, a educação foi pilar de toda a análise. O desenvolvimento social e econômico está na formação e conhecimento, não há crescimento sem investimento em educação, fonte de discurso de lideranças e gestores a insistência de investimento na educação é um mantra constante. Aqui no espaço da RealNews, um portal de informação e compartilhamento de conhecimento, sempre há colegas colunistas e críticos, que contribuem com a pauta da educação de forma a fomentar a qualidade e atenção que o assunto merece.

Em tempo de pós-pandemia, e, com a mudança de linha de ação do governo federal no “tocante”- risos – a investimento na educação (que ainda vamos ver o resultado dessa mudança), que entende que os investimentos devem focar na educação básica e técnica, atendendo uma exigência do mercado. Essa mudança de foco, segundo os gestores, faz parte da estratégia para que possa gerar mais empregos e renda.

Para alguns a mudança de estratégia faz todo o sentido, após uma saturação no mercado de diplomas de nível superior com qualidade às vezes duvidosa (…), é inegável a ideia de que algumas áreas a educação superior virou simplesmente mercado e comércio diplomas rápidos, a massificação de cursos de nível superior, seja EAD ou presencial, com ensino reduzido gerou escolas que não tem atenção com a qualidade do ensino profissional, tal onda, gerou um exército de diplomados, pós graduados que invadiram o mercado muitas vezes sem qualidade de fato, por consequência há muitos desempregados com diploma (muitos mesmo!) das mais variadas áreas, fruto da necessidade de mostrar números e não qualidade (…). Mas nos últimos anos houve mudanças positivas. 

Ainda em 2020, o  diretor de unidade do Senac-RS, Giancarlo Giacomelli, explica que fora do Brasil o entendimento sobre cursos técnicos é muito claro, enquanto que no país esse conceito ainda deixa a desejar, mas tende a ser positivo. Cursos técnicos registram crescimento e reforçam credibilidade Adesão por formação técnica cresce a cada ano desde 2020, segundo IBGE.

O mercado de trabalho atende apenas suas necessidades e não pretensões do poder político, a reação é visível no número de pessoas diplomadas com nível superior. Em contrapartida, cresce a necessidade de profissionais com formação técnica. Os cursos técnicos têm crescido e sido muito valorizados por grandes empresas, que têm priorizado (em algumas áreas) a contratação do empregado com formação e conhecimento específico, essa boa notícia tem estimulado entusiastas da educação, que já pensam o ensino técnico como um investimento.

A EDUCAÇÃO MODERNA PODE SER DE QUALIDADE E ATENDER O MERCADO?

Entusiasta da educação como ferramenta de transformação, meu querido amigo, o Professor Sergio Lutz, tem uma vida dedicada à educação básica, média e profissional, com um histórico de ensino de qualidade tem disponibilizado diversos cursos técnicos nas principais áreas que o mercado exige, em seus empreendimentos. Exemplo de que mesmo na modalidade de ensino a distância é possível exigir o reconhecimento do mercado, através da dedicação e qualidade do ensino que é prestado aos estudantes, principalmente na área técnica e algumas graduações.

Imagem Web. Centros de ensinos de qualidade tem o reconhecimento do Mercado, integrando cursos presencial e EAD. Os profissionais que investem em cursos de graduação e cursos técnicos com adesão ao mercado de trabalho, tem retorno positivos nos últimos anos.

A educação é o caminho, isso já sabemos! O desafio é sair do discurso e priorizar a qualidade ao invés da quantidade, exemplos de boas escolas e centros de ensino devem ser ressaltados e valorizados. Seguimos em frente com a expectativa positiva e sempre erguendo a bandeira da educação como instrumento de mudança de vida para as pessoas que buscam crescimento pessoal e financeiro. 

Uma Excelente semana a todos!

 

Essência

 

PESQUISA DAS PESQUISAS

Se existisse uma pesquisa para saber a opinião dos brasileiros sobre as pesquisas eleitorais seria constrangedor. O fato é que a maioria das pessoas que vivem no mundo real tem enxergado uma realidade distante do que tem se imposto por notícias diárias, no que se refere a pesquisas eleitorais, principalmente sobre a disputa ao planalto. 

A apelação dos grupos que são contrárias ao atual presidente é tão escancarada, que o efeito que tiro saiu pela culatra, as mobilizações têm sido cada vez mais expressivas é o que se viu na Expointer na semana que passou, por exemplo. 

Imagem Web. Presidente Jair Bolsonaro visita a Expointer 2022 sendo aplaudido por visitantes. Ele foi o único presidenciável que esteve no Parque Assis Brasil.

 

SEM SALTO ALTO 

Líder nas pesquisas, Eduardo Leite, tem controlado a ansiedade dos colaboradores de sua campanha, adotando um discurso de humildade em relação aos demais postulantes e lembrando que campanha se vence no voto, apresentando as entregas e feitos realizados durante a sua gestão. 

Em segundo lugar nas pesquisas, Onix – apadrinhado de Jair Bolsonaro, têm adotado a mesma linha e aposta na simpatia da maioria dos gaúchos ao governo Bolsonaro para pleitear a vaga no segundo turno.  

 

SEMANA FARROUPILHA 

Esse ano, o canoense que estava ansioso para acompanhar as festividades da semana farroupilha no Parque Eduardo Gomes e circular no Parque do Gaúcho, terá que aguardar mais um pouco mais, conforme decisão polêmica da prefeitura, isso porque de fato os últimos acontecimentos e questões técnicas, tem provocado debates e dúvidas quanto ao espaço, sendo essa a justificativa para a medida preventiva da gestão. Certo ou errado, a decisão obriga o visitante a ir para o parque harmonia em Porto Alegre, por exemplo, para acompanhar atrações da Semana Farroupilha.  

Imagem Web.
Obras parque do gaúcho Canoas.

 

 

spot_img
Rodrigo S. de Souza
Rodrigo S. de Souzahttps://realnews.com.br/
Comentarista, Bel. Direito, Advogado, Sociólogo e Político.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img