Nós, que comentamos futebol, precisamos opinar antes dos fatos acontecerem, depois que aconteceu, não adianta falar. Na última sexta-feira, o Grêmio anunciou a décima contratação na temporada. Trata-se do lateral direito de 26 anos, João Pedro. O atleta que iniciou sua carreira no Palmeiras, chega ao tricolor vindo do Porto de Portugal. Aém da equipe portuguesa, João Pedro teve breves passagens por Chapecoense, Bahia, Corinthians e em nenhum dos clubes conseguiu convencer. Em Portugal, acabou sendo encostado no Porto B.
Por esses fatos e por ter números de pouca relevância em seu currículo, eu não apostaria nesse jogador. Não vejo ele conseguindo fazer sombra ao outro lateral direito Fábio, acho um erro da direção e da comissão técnica apostar em um jogador que, por onde passou, não deixou saudades. Acho ele um lateral de pouca qualidade. Não vou me surpreender se o Renato tiver que improvisar o Thaciano na função. O Fábio, que deve ser o titular, é um lateral que quero esperar para ver o que ele pode entregar. Acho uma contratação boa, por mais que não seja um grande lateral, ele fez toda sua carreira na Europa, e isso pode ser um ótimo fator para ele.
Por isso eu gostaria muito que o Grêmio, desse uma chance ao menino da base Lucas Kawan. Com apenas 19 anos, ele é um lateral indiscutível na seleção de base do Brasil, e mesmo atuando nas categorias de base do clube e da seleção, o guri já despertou interesse de dois gigantes do futebol inglês, Arsenal e Manchester City. Então, ao invés de trazer um lateral que tem muita irregularidade na carreira, porque não apostar no guri? Dar pelo menos a chance para ele compor o elenco profissional do Grêmio.