spot_img

A meditação que alivia o estresse

Transtorno de ansiedade, pânico, depressão e estresse são alguns dos maiores males do mundo pós-moderno.  O ritmo de vida agitado é, em parte, tido como um dos fatores que mais contribuem para esses problemas mentais.

Quem nunca se viu numa situação de estresse ou já sofreu com algum dos inúmeros efeitos que ele causa? O estresse não deve ser menosprezado: se não for tratado, pode prejudicar o seu sistema imunológico, aumentando consideravelmente as chances de diversos problemas de saúde.

Todo mundo precisa de uma pausa para relaxar. Inserir a meditação no dia a dia pode então ser uma ótima forma de conquistar corpo e alma mais leves. O melhor é que não é preciso gastar horas praticando a técnica. Em apenas cinco minutos, já é possível desligar a mente.

Mas como a meditação funciona?

Muitas vezes, nossa mente trabalha mais do que o nosso corpo. O estresse do dia a dia, geralmente, acontece por conta de diversas “distrações” da nossa mente em relação a milhares de assuntos que lidamos.

Por isso, no momento em que você medita ou foca sua atenção em um único assunto, você está determinando que sua energia estará direcionada para aquilo, e não dividida entre os tantos assuntos cotidianos. Consequentemente, desperdiçamos menos energia, o que alivia o estresse.

Relaxe. Você merece, faz bem para você e leva menos tempo do que você imagina.

Você não precisa de um fim de semana em um Spa ou fazer uma viagem.

Pesquisas sugerem que a meditação diária pode alterar os caminhos neurais do cérebro deixando você mais resistente ao estresse.

É simples. Sente-se com a coluna reta e com os dois pés no chão.

Feche seus olhos.

Concentre sua atenção em recitar (em voz alta ou em silêncio) um mantra positivo como “eu me sinto em paz” ou “eu me amo”.

Coloque uma mão na sua barriga para sincronizar o mantra com sua respiração.

Deixe os pensamentos que distraem você flutuarem como nuvens.

Respire Fundo

Faça uma pausa de cinco minutos e concentre-se na sua respiração.

Sente-se com a coluna reta, olhos fechados e com uma mão na sua barriga.

Puxe o ar levemente pelo nariz, sentindo o começo da respiração no seu abdômen e continue puxando o ar até sentir a respiração no topo da sua cabeça.

Inverta o processo na hora de soltar o ar pela boca.

A respiração profunda contra-ataca os efeitos do estresse porque desacelera os batimentos cardíacos e abaixa a pressão sanguínea.

Escolha uma das formas de meditar abaixo e tente repeti-la por 5 minutos, todos os dias.

1. “Raquetada” nos problemas
Sentada ou deitada, feche os olhos e imagine que os pensamentos são bolinhas de pingue-pongue: quando eles surgem, você os manda embora com uma suave raquetada. Não se concentre em nada, esvazie sua mente.

2. Relaxamento muscular progressivo
Em pé, respire fundo e contraia o rosto com uma careta. Segure a expressão assim por uns segundos, depois relaxe e solte a respiração. Repita a sequência com os músculos dos ombros, punhos, braços, bumbum, pernas e, por fim, dedos dos pés, sempre soltando o ar ao relaxar.

3. Exercício de “chega!”
Respire lentamente, expandindo a barriga ao aspirar e murchando ao expelir o ar (o oposto do que se faz normalmente). Se pensamentos ruins surgirem, diga “chega!” e, em seguida, imagine-se num cenário paradisíaco. Quais sons, cores, cheiros e texturas há nesse lugar? Quanto mais detalhes você criar, melhor o resultado.

4. Pensamento no “agora”
Concentre seus pensamentos no presente: ignore os que se referirem a situações passadas, assim como as ideias e ações que você deve tomar no futuro. Pense só agora.

5. Ouvido exterior, olhar interior
Antes de dormir, de olhos fechados, vá identificando os barulhos próximos e, aos poucos, estenda para ruídos distantes. Comece com a respiração de seu marido, os sons vindos do apartamento de cima e os carros na rua até ser capaz de ouvir um cão latindo ao longe.

7 Benefícios da Meditação

1. Alivia a tensão e o estresse

2. Deixa a memória mais afiada

3. Combate a depressão

4. Protege o corpo de doenças

5. Diminui a ansiedade

6. Controla a pressão sanguínea

7. Reequilibra as emoções

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img