spot_img
spot_img

Segundo turno e a composição da Câmara Municipal de Porto Alegre

Além da definição de Sebastião Melo (MDB), com 49,72%, e Maria do Rosário (PT), 26,28% dos votos válidos, como os candidatos a disputarem o segundo turno da eleição da Capital gaúcha, elegeram-se os 35 vereadores para a gestão 2025-2028 da Câmara Municipal de Porto Alegre.

O mais votado foi Jessé Sangalli (PL), com 22.966 votos. Entre os cinco mais votados, os reeleitos Karen Santos (PSOL), Comandante Nádia (PL) e Ramiro Rosário (Novo). Ao todo, 21 vereadores conquistaram a reeleição. Catorze novos nomes assumirão pela primeira vez o mandato no parlamento municipal porto-alegrense.

Distribuição das bancadas: PT e PSOL lideram, seguidos pelo PL

Com relação às bancadas, PT – com Aldacir Oliboni e Jonas Reis (reeleitos); Alexandre Bublitz,  Juliana de Souza e Natasha Ferreira (eleitos) – e PSOL – Karen Santos, Pedro Ruas e Roberto Robaina (reeleitos); Atena Roveda e Grazi Oliveira (eleitas) -, conquistaram cinco cadeiras cada. No PL, as reeleições de Comandante Nádia, Fernanda Barth e Jessé Sangalli, e a estreia de Coronel Ustra formarão o quarteto liberal-conservador.

O MDB reelegeu Tanise Sabino, elegeu Professor Vitorino e Rafael Fleck. Pelo Progressistas, Mauro Pinheiro seguirá, com Mariana Lescano e Vera Armando em suas primeiras eleições. No Republicanos, as novidades serão Carlos Carotenuto e Gilvani Gringo, além da recondução de José Freitas. O PSDB manteve seus três vereadores – Gilson Padeiro, Marcelo Bernardi e Moisés Barboza.

O Novo reelegeu Ramiro Rosário e Tiago Albrecht, assim como o Podemos com Giovane Byl e Hamilton Sossmeier. O PCdoB reconduziu Giovani Culau e terá a estreia de Erick Dênil. As reeleições de bancada única foram as de Cláudia Araújo (PSD) e Márcio Bins Ely (PDT). Marcos Filipi será o único nome eleito pelo Cidadania.

Além da renovação parlamentar de 40%, o destaque é a eleição de duas vereadoras travestis e ativistas pela questão de gênero. A socialista-libertária Atena Roveda e a petista Natasha Ferreira serão as representantes da comunidade LGBTQIA+ na casa legislativa da maior cidade do RS.

spot_img
Ney Junior
Ney Juniorhttps://realnews.com.br
Jornalista, apaixonado por Futebol, Música e Cultura

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img