O Espanyol, rival citadino do Barcelona, voltou à primeira divisão do futebol espanhol ao vencer, em casa, por 2×0, o Real Oviedo, na partida de volta fase final da repescagem pela acesso. Pela sexta vez em sua história, conquista o acesso na temporada seguinte ao rebaixamento.
Após perder o primeiro jogo por 1×0, com gol do ex-colorado Alemão, o time azul e branco barcelonês partiu para o ataque desde o primeiro minuto, complicando as ações do Oviedo – que tenta voltar à elite do futebol espanhol há 23 anos e oscilou entre a Segunda e Terceira Divisões de 2003 à 2014. Mesmo com a pressão e muitas chances de gol, principalmente pelo dinamarquês de origem guianense Braitwaith (ex-Barcelona), artilheiro de La Liga 2, o placar permaneceu 0x0 até o intervalo.
Gols, festa e alívio no segundo tempo
No segundo tempo, enfim, a redenção do Espanyol. Raul Puado marcou duas vezes e iniciou a festa da grande maioria dos 33 mil torcedores presentes no estádio El-Prat, na capital catalã. Após o apito final, alívio e muita comemoração de uma torcida que acumulava frustrações com o clube nas recentes temporadas, antes da queda, em 2022/23.
O Espanyol, para voltar ao convívio dos grandes times espanhóis e tentar permanecer para a temporada em que fará 125 anos, precisou passar por duas fases de repescagem (1×0 e 0x0 contra o Sporting Gijón, quinto colocado na fase anterior), pois ficou em quarto lugar na temporada regular, disputada em pontos corridos, onde apenas campeão e vice sobem diretamente – respectivamente, Almería e Real Valladolid (ainda sob o comando de Ronaldo Nazário), nesta temporada de 2024.
O alviazul catalão que, ao contrário do rival mais famoso, FC Barcelona, não mistura futebol com política na causa independentista catalã (embora seus dois últimos ex-presidentes sejam favoráveis, mas sem panfletarismo), é mais um clube que tornou-se SAF, pertence ao Grupo Al-Sadd, que promete voltar melhor após uma dolorosa queda.