De acordo com um relatório, o Manchester United será permitido competir na Liga Europa na próxima temporada, apesar das preocupações sobre a posse de Sir Jim Ratcliffe e da INEOS sobre o Nice, outro participante do torneio.
Os Red Devils pareciam destinados a uma campanha de 2024/25 sem futebol europeu após terminarem em oitavo lugar na Premier League deste ano – seu pior desempenho em 34 anos. No entanto, sua vitória surpresa contra o Manchester City na final da FA Cup garantiu uma vaga na Liga Europa.
Relatórios da semana passada afirmaram que o lugar do United na competição estava em risco, pois o acionista minoritário Ratcliffe também é dono do Nice, que se classificou para a Liga Europa graças ao quinto lugar na Ligue 1.
As regras da UEFA determinam que duas equipes sob a mesma posse não podem competir na mesma competição, e como o Nice havia alcançado uma posição mais alta na liga, o United corria o risco de ser rebaixado para a Conference League.
Uma declaração da INEOS na semana passada revelou que um diálogo estava em andamento com a UEFA sobre o assunto, e o The Times agora relata que United e Nice serão autorizados a participar da Liga Europa.
A Junta de Controle Financeiro de Clubes da UEFA (CFCB) confirmará essa decisão nas próximas duas semanas, após o prazo para submissões de posses multi-clube ter passado no domingo.
O City enfrentou um problema semelhante ao do United com o clube-irmão Girona se classificando para a Liga dos Campeões na próxima temporada, embora eles também receberão a liberação para competir juntos.
No entanto, espera-se que a UEFA informe o United e o City que não permitirão tal concessão em futuros casos. As regras atuais determinam que dois clubes competindo não podem ter mais de 30% dos mesmos grupos de posse – as participações de Ratcliffe no United e no Nice não violam essas regras, mas a posse do City Football Group no Girona é de 47%.
A UEFA pode procurar endurecer essas regras no futuro, conforme revelado em um documento vazado visto pelo The Times.